Fim de patrocínio pode fazer CBDA levar apenas oito atletas ao Mundial

Imagem ilustrativa para a matéria
Brasil deverá ir à Budapeste com um número reduzido de atletas por falta de verba (Foto: Satiro Sodré / SSPress / CBDA)

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos anda enfrentando uma série de problemas em seus bastidores nos últimos tempos. O mais recente é o risco da entidade não possuir verba suficiente para levar seus atletas ao Mundial de Budapeste, que acontece em julho do ano que vem.

Brasil deverá ir à Budapeste com um número reduzido de atletas por falta de verba (Foto: Satiro Sodré / SSPress / CBDA)

Brasil deverá ir à Budapeste com um número reduzido de atletas por falta de verba (Foto: Satiro Sodré / SSPress / CBDA)

Ainda sem uma definição se os Correios irão renovar o contrato de patrocínio para o próximo ano, a Cbda anunciou por meio de uma nota divulgada em seu site que apenas oito atletas irão à Hungria após uma reunião realizada na última segunda-feira.

O critério de escolha dos atletas que irão ao Mundial será baseado nos índices técnicos obtidos em duas competições nacionais: o Open de Palhoça, que começou nesta quarta-feira e vai até este sábado, e o Troféu Maria Lenk, programado para abril do ano que vem.

Caso os Correios não prossigam com o vínculo com a Cbda, haverá um corte drástico no número de atletas em comparação ao último Mundial, em 2015, em Kazan, na Rússia. Na ocasião, a delegação brasileira era composta por 25 atletas, sendo nove mulheres e 16 homens.

Além do corte de gastos, a Cbda vem sendo alvo de diversos escândalos recentes. Em setembro deste ano o presidente Coaracy Nunes Filho correu o risco de perder seu posto após o Ministério Público acusa-lo de fraudes em licitações para a compra de itens esportivos com recursos federais. Já no início de novembro foi anunciado que a Cbda iria suspender todos os torneios nacionais e salários de funcionários, decisão que foi alterada dias depois, quando foi divulgado que as competições de natação seriam mantidas no planejamento.

Conteúdo Patrocinado