Filme sobre o VAR será lançado em sessão gratuita em São Paulo - Gazeta Esportiva
Filme sobre o VAR será lançado em sessão gratuita em São Paulo

Filme sobre o VAR será lançado em sessão gratuita em São Paulo

Gazeta Esportiva

Por Redação

18/09/2018 às 11:13

São Paulo, SP

"VAR – Reflexões sobre o árbitro assistente de vídeo" terá sessão de estreia gratuita em São Paulo no dia 2 de outubro (Foto: Divulgação)


Utilizado pela primeira vez na Copa do Mundo de 2018, o árbitro de vídeo, mais comumente chamado de VAR, causou diversas polêmicas - e continua causando, afinal, vem sendo usado na Copa do Brasil e na Libertadores, por exemplo. Por conta disso, o documentário "VAR - Reflexões sobre o árbitro assistente de vídeo" mostrará a opinião de ex-árbitros, jornalistas e narradores sobre o utensílio, em sessão gratuita de estreia no próximo dia 2 de outubro, às 19h (de Brasília), no Festival Brasileiro de Cinema de Futebol (CINEfoot), no auditório do Museu do Futebol, em São Paulo.

O filme, que tem produção do Acervo da Bola e direção de Cristiano Fukuyama e Luiz Nascimento, tem duração total de 22 minutos e traz as considerações de ex-árbitros que acompanharam as tentativas de adoção do VAR, como Salvio Spinola e Oscar Roberto Godoi, além de apresentar o ponto de vista do instrutor técnico Marcos Falopa, que participou dos debates na Fifa e na Uefa, e repercutir a opinião da mídia, como do jornalista Julio Gomes e do narrador Marcelo do Ó.

O curta-metragem visa mostrar as mais diversas visões sobre o recurso da arbitragem, relembrando os 20 anos do caso Castrilli, quando o futebol brasileiro assistiu a uma das mais controversas arbitragens já vistas, na semifinal do Campeonato Paulista entre Corinthians e Portuguesa. Na ocasião, o juiz argentino Javier Castrilli deu um pênalti discutível para o alvinegro no último minuto. O documentário deixa a pergunta: e se o VAR existisse e fosse usado na época? O resultado teria sido diferente?

“VAR- Reflexões sobre o árbitro assistente de vídeo” não se limita apenas às opiniões de especialistas, mas sai a campo e dá voz a torcedores, a boleiros e até ao dono de um dos lugares mais tradicionais de discussão: a barbearia. Portanto, trata-se de um curta-metragem que une a visão técnica e de gestão com a opinião de quem frequenta as arquibancadas. Assista ao trailer aqui.

SESSÃO DE LANÇAMENTO

CINEfoot – Festival Brasileiro de Cinema de Futebol
Data: 2 de outubro de 2018 (terça-feira)
Horário: 19h (de Brasília)
Local: Auditório do Museu do Futebol, na Praça Charles Miler, sem número (São Paulo)
VAR - Reflexões sobre o árbitro assistente de vídeo
Produção: Acervo da Bola
Direção: Cristiano Fukuyama e Luiz Nascimento
Duração: 22 minutos

Conteúdo Patrocinado