Futebol/Bastidores

Fifa dissolve força-tarefa contra o racismo no futebol

São Paulo , SP
26/09/2016 15:44:28

Em: Bastidores, Futebol, Futebol Internacional
Foto: Divulgação
A força-tarefa foi criada em 2013 ainda sob o comando de Blatter (Foto: Divulgação)

A Fifa dissolveu a força-tarefa que mantinha para combater o racismo no futebol mundial. A secretária geral da entidade, Fatma Samoura, afirmou que o projeto tinha “objetivos específicos que foram cumpridos”.

Joseph Blatter criou a força-tarefa em 2013 para desenvolver estratégias que combatessem o racismo e a discriminação no futebol, além de focar na Europa e na Rússia, sede da próxima Copa do Mundo e que conta com diversos casos de racismo durante os anos.

“A força tarefa contra o racismo e a discriminação foi criado em uma base temporária para responder recomendações da Fifa. Estamos satisfeitos em informar que as recomendações foram completas”, disse Gerd Dembowski, diretor de diversidade e antidiscriminação da Fifa.

Osaso Obayiuwana, um dos principais membros da força-tarefa, se mostrou insatisfeito com a medida da Fifa que, segundo o jornal The Guardian, teria enviado cartas aos membros da força-tarefa alegando “sucesso” no projeto.

“Gostaria de dizer que estou chocado, mas infelizmente não estou. O problema do racismo no futebol persiste”, afirmou Obayiuwana.