Federação Inglesa volta atrás e retira apoio à candidatura de Platini - Gazeta Esportiva
Federação Inglesa volta atrás e retira apoio à candidatura de Platini

Federação Inglesa volta atrás e retira apoio à candidatura de Platini

Gazeta Esportiva

Por Redação

16/10/2015 às 10:22

São Paulo, SP

Greg Dyke decidi suspender apoio à Platini diante das investigações (Foto: Divulgação)
Greg Dyke decidi suspender apoio à Platini diante das investigações (Foto: Divulgação)


A Federação Inglesa de Futebol, uma das muitas filiadas à Fifa no continente europeu, resolveu, por meio de um comunicado divulgado nesta sexta-feira, retirar o apoio manifestado anteriormente em favor da candidatura de Michel Platini à presidência. O texto ressalta que foi determinante para a decisão a suspensão do francês pelo Comitê de Ética, a partir de uma suposta prática corrupta envolvendo Joseph Blatter.

Um dos principais concorrentes no pleito, partindo do pressuposto que poderia angariar com mais facilidade os votos no continente europeu por ser presidente da Uefa desde 2007, Platini ainda não desistiu da candidatura, mas terá que conviver com uma suspensão de 90 dias, o que o impedirá de se dedicar à campanha na corrida política até as eleições, marcadas para 26 de fevereiro.

Na última quinta-feira, em reunião do Comitê Executivo da Uefa, que foi comandada por Gianni Infantino, braço direito de Platini, a Federação Inglesa foi representada pelo ex-jogador do Manchester United, David Gill, que preferiu não se posicionar publicamente sobre o caso. Entretanto, nesta sexta, a entidade máxima do futebol inglês divulgou um comunicado explicando sua posição.

“A FA deseja todo o sucesso a Platini na luta contra essas acusações e não tem interesse em tomar qualquer ação que ponha em risco esse processo. O conselho da FA decidiu suspender o apoio à candidatura de Platini para a presidência da Fifa até o processo legal ser concluído. Na reunião na Uefa, colhemos maiores informações sobre o processo para chegar a uma conclusão, mas é tudo confidencial”, avisou o comunicado.

Tanto Platini quanto Blatter estão impedidos de desempenhar qualquer função ligada ao futebol até 8 de janeiro, data em que a suspensão de três meses chegará ao fim. Os dois são investigados por uma transferência de dois milhões de francos suíços (cerca de R$ 7,7 mi) do suíço para o francês, por razões que, até então, ainda não foram esclarecidas completamente.

Presidente da Federação Espanhola assume Uefa – Com a suspensão de Michel Platini, um dos membros mais antigos do Comitê Executivo assumiu a presidência de forma provisória. O espanhol Ángel María Villar deve desempenhar as funções do francês até o início de janeiro, quando chegará ao fim a punição imposta pelo Comitê de Ética.

Com isso, Villar responderá de forma interina aos assuntos da Uefa e será responsável por avalizar as discussões e demandas do Comitê Executivo da entidade. Já que Platini está impedido de desenvolver qualquer atividade ligada ao futebol, é possível que o espanhol presida o sorteio da fase de grupos da Eurocopa 2016, que acontecerá dia 12 de dezembro.

Villar (ao fundo) cumprirá função de Platini na Uefa até janeiro (Foto: Divulgação)
Villar (ao fundo) cumprirá função de Platini na Uefa até janeiro (Foto: Divulgação)

Conteúdo Patrocinado