Chiellini culpa Guardiola por mau momento do futebol italiano - Gazeta Esportiva
Chiellini culpa Guardiola por mau momento do futebol italiano

Chiellini culpa Guardiola por mau momento do futebol italiano

Gazeta Esportiva

Por Redação

09/11/2017 às 15:32

São Paulo, SP

A Itália é o segundo país com mais times vencedores da Liga dos Campeões e a terceira seleção com mais títulos da Copa do Mundo. Apesar dos feitos, o futebol italiano vem passando por um mau momento, com a seleção apresentando péssimos resultados nas Copas e o Campeonato Italiano, antes considerado um dos mais importantes do mundo, carecendo de grandes craques.

Para o zagueiro Chiellini, da seleção italiana e da Juventus, a culpa da "decadência" do futebol em seu país é o que chama de "Guardiolismo", em referência ao técnico Pep Guardiola, do Manchester City, da Inglaterra.

Chiellini criticou o estilo de Guardiola (Foto: Vincenzo Pinto/AFP)


"O 'Guardiolismo' arruinou toda uma geração de zagueiros. Agora, todos olham para os atacantes, já não há defesas italianas que intimidam os rivais. Estamos perdendo nossa tradição. Nunca teremos o 'tiki-taka' da Espanha. No ano passado, fui criticado por dizer que a Juventus nunca venceria por 6 a 0, como o Real Madrid. Para voltar a elite do futebol mundial, a Itália precisa de novos defensores sérios", criticou o beque ao Corriere dello Sport.

Hoje no futebol inglês, Guardiola, com passagens por Barcelona e Bayern de Munique, é conhecido por ter conquistado diversos títulos no futebol europeu implantando o estilo "tiki-taka", que consiste na valorização da posse de bola e em toques rápidos, com a maioria dos jogadores do time participando das jogadas.

"Quando eu era mais novo treinava para 'sentir' o atacante, marcando bem dentro da pequena área. Agora isso já não existe. Os defensores italianos deixam os atacantes livres", acrescentou Chiellini.

Conteúdo Patrocinado