Bosque da Fama eterniza mais seis atletas através do plantio de árvores - Gazeta Esportiva
Bosque da Fama eterniza mais seis atletas através do plantio de árvores

Bosque da Fama eterniza mais seis atletas através do plantio de árvores

Gazeta Esportiva

Por Redação

08/12/2015 às 16:55 • Atualizado: 08/12/2015 às 16:57

São Paulo, SP

Seis personalidades do esporte brasileiro foram homenageadas nesta terça-feira, na 7ª edição do Bosque da Fama. A paratleta Terezinha Guilhermina, a ex-saltadora Wanda dos Santos, o ex-jogador de basquete Amaury Antônio Pasos, o ex-judoca Luiz Onmura, o ex-velocista José João da Silva e o ex-jogador da Seleção masculina de vôlei, José Carlos Brunoro foram os escolhidos para a turma 2015 da “calçada da fama” ecológica, no Parque das Bicicletas, em São Paulo.

O projeto foi criado pela Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (Seme), em parceria com o Panathlon Club São Paulo, em 2008, e tem como objetivo preservar a história do esporte nacional através do plantio de árvores – o que contribui com a natureza e a cidade de São Paulo.

"Um país que não preserva sua história é um país sem cultura. E hoje a história está eternizada nessas árvores do Bosque da Fama", avaliou o jornalista Henrique Nicolini, fundador do Panathlon no Brasil e membro de Honra do Panathlon Internacional.




Diferente dos anos anteriores, em que os condecorados plantavam uma muda para deixar o Bosque da Fama cada vez mais arborizado, os seis atletas apadrinharam árvores já existentes e inauguraram placas com seus respectivos nomes e conquistas.

A edição de 2015 trouxe outra novidade: pela primeira vez, uma paratleta foi contemplada pela honraria. Considerada a velocista cega mais rápida do mundo, Terezinha apadrinhou um pé de Jerivá e ficou satisfeita por entrar no Bosque da Fama ao lado de outros nomes ilustres do esporte nacional.

"Parece que escolheram a árvore a dedo para mim. Estou muito feliz, muito grata por esse privilégio. Vim dividir esse momento com pessoas tão grandes e tão especiais, e que hoje são meus ídolos. Estar no Bosque ao lado de atletas tão renomados me faz, enquanto atleta paralímpica, me sentir tão grande quanto eles, tão brasileira quanto eles", agradeceu a recordista mundial.

Mais lembrado pelo recente trabalho na diretoria do Palmeiras, Brunoro conquistou uma plaquinha entre as árvores pelo trabalho realizado como atleta e preparador físico na Seleção de vôlei, nos anos 80. O ex-jogador agradeceu a homenagem e traçou uma metáfora entre o crescimento das árvores e o desenvolvimento do esporte.

"É tão singelo e importante para quem recebe, ainda mais por ser lembrado em vida. Estar ao lado de uma árvore, uma coisa da natureza que por si só representa o esporte, porque ela cresce, luta para sobreviver, passa por tempestades, fica bonita e ganha dores, que são as nossas medalhas. E também poder servir de exemplo e motivação a uma geração mais jovem. Poder dividir essa minha árvore com tantas outras árvores importantes aqui me faz sentir lisonjeado. Já tive filho, escrevi um livro e plantei árvore, o que mais eu quero da vida?”, brincou Brunoro, que também apadrinhou um Jerivá.

Terezinha, Wanda, Amaury, Onmura, José João e Brunoro se juntam a outros 38 grandes esportistas do Brasil, como Hortência, Janeth, Gustavo Borges, Maria Esther Bueno, Zito, Pepe, Coutinho e José Roberto Guimarães. Desta vez não houve homenagem póstuma, mas entre os agraciados in memorian pelo Bosque da Fama, estão Ayrton Senna, João do Pulo, Ubiratan Maciel e Bellini.

A vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão, encerrou a cerimônia exaltando a necessidade de fortalecer o esporte brasileiro, e projetou uma boa campanha nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em agosto. O Time Brasil sonha em terminar a competição entre os dez primeiros no quadro geral de medalhas.

"Cultivar essa memória é fundamental, e fazer uma homenagem unindo esporte e meio ambiente é eternizar nossos atletas de maneira perene. Precisamos, diante das dificuldades, ter atitude de celebração, investir no esporte e na natureza. Espero que possamos realizar um grande evento nos Jogos Olímpicos", completou a política.

Conteúdo Patrocinado