Blatter e Platini têm punição reduzida por 'serviços prestados ao futebol' - Gazeta Esportiva
Blatter e Platini têm punição reduzida por 'serviços prestados ao futebol'

Blatter e Platini têm punição reduzida por 'serviços prestados ao futebol'

Gazeta Esportiva

Por Redação

24/02/2016 às 15:45

São Paulo, SP

Comitê de Apelação da entidade reduziu a sanção deles para seis anos. (Foto: Reprodução/Twitter)
Comitê de Apelação da entidade reduziu a sanção deles para seis anos. (Foto: Reprodução/Twitter)


A Fifa anunciou nesta quarta-feira que diminuirá as suspensões do seu ex-presidente Joseph Blatter e do Michel Platini de oito para seis anos. Os dois entraram com recurso no Comitê de Apelação da entidade, que não encontrou indícios suficientes para afirmar que eles cometeram atos classificados como “propina e corrupção” e decidiu reduzir punição levando em conta 'os serviços prestados para o futebol' pelos dois.

Depois das audiências nos dias 15 e 16 de fevereiro com Platini e Blatter, respectivamente, o comitê rejeitou a apelação sobre as infrações do Código de Ética da Fifa dos artigos 13 (regras gerais de conduta), 15 (lealdade), 19 (conflito de interesses) e 20 (oferecer e aceitar presentes e outros benefícios).

Por outro lado, a análise discordou do Comitê de Ética ao julgar que as evidências presentes não são suficientes para enquadra-los no artigo 21 do Código (suborno e corrupção). Apesar de concordarem com os princípios do Comitê de Ética, os analistas da apelação julgaram existir 'fortes fatores atenuantes' da sentença que não foram considerados.

“O Comitê de Apelação considerou que as atividades e serviços que o sr. Platini e o sr. Blatter prestaram para a Fifa, Uefa e para o futebol em geral ao longo dos anos merecem um reconhecimento apropriado como um fator de atenuação das sentenças”, afirmaram.

Dessa forma, Platini e Blatter estão suspensos de qualquer atividade relacionada ao futebol por um período de seis anos, contados a partir do dia 8 de outubro de 2015. Além disso, Platini deve pagar uma multa no valor de R$ 325 mil e Blatter outra na quantia de R$ 200 mil.

Conteúdo Patrocinado