Apesar de apoiar Platini, Uefa teria sheik como ‘plano B’ em pleito da Fifa - Gazeta Esportiva
Apesar de apoiar Platini, Uefa teria sheik como ‘plano B’ em pleito da Fifa

Apesar de apoiar Platini, Uefa teria sheik como ‘plano B’ em pleito da Fifa

Gazeta Esportiva

Por Redação

15/10/2015 às 21:24 • Atualizado: 15/10/2015 às 23:51

São Paulo, SP

 

Presidente da Federação Asiática, Salman bin Ebrahim al-Khalifa já teria apoio para concorrer nas eleições (Foto: AFP)
Presidente da Federação Asiática, Salman bin Ebrahim al-Khalifa já teria apoio para concorrer nas eleições (Foto: AFP)


Em meio à agitação política que cerca a Fifa, um novo nome foi ventilado nesta quinta-feira para possivelmente concorrer no pleito que definirá o sucessor de Joseph Blatter, previsto para fevereiro. O Sheik Bin Ibrahim Al-Khalifa, do Bahrain, presidente da Confederação Asiática de Futebol (AFC), planeja se candidatar, e pode ter o apoio da entidade máxima da modalidade na Europa, a Uefa, caso o francês Michel Platini não resista a denúncias feitas contra ele.

O ex-jogador da seleção da França é investigado por transferência milionária suspeita de Blatter para sua conta, supostamente a título de uma consultoria que teria prestado à entidade presidida pelo suíço. Pelo caso, ambos foram afastados pelo Comitê de Ética da Fifa por 90 dias.

Por isso, segundo o jornal inglês The Guardian, a possível candidatura de Al-Khalifa tem ganhado cada vez mais força nos bastidores, e ele já teria apoio prévio de diversas federações europeias, além de perspectivas favoráveis também na Ásia e até na América do Sul.

O apoio a sheik seria, assim, uma medida de prevenção, uma vez que a Uefa tem manifestado abertamente seu apoio a Platini, que, por sua vez, garante que não desistirá da candidatura à presidência da Fifa por causa da investigação em andamento. Se seu afastamento de 90 dias for mantido, no entanto, ele não poderá conduzir sua campanha e verá suas chances de ser eleito diminuírem.

Paralelamente à polêmica envolvendo o francês, o príncipe jordaniano Ali bin al Hussein já confirmou sua candidatura, e o brasileiro Zico corre atrás do endosso de cinco federações para protocolar oficialmente sua participação no pleito. Atualmente, durante o afastamento de Blatter, o camaronês Issa Hayatou preside a Fifa como interino, mas garante que não será candidato nas eleições.

Conteúdo Patrocinado