Messi será julgado por evasão fiscal em maio; pai corre risco de ser preso - Gazeta Esportiva
Messi será julgado por evasão fiscal em maio; pai corre risco de ser preso

Messi será julgado por evasão fiscal em maio; pai corre risco de ser preso

Gazeta Esportiva

Por Redação

20/01/2016 às 13:04

São Paulo, SP

Barcelona's Argentinian forward Lionel Messi walks away after posing with his fifth Ballon d'Or trophy before the Spanish league football match FC Barcelona vs Athletic Club Bilbao at the Camp Nou stadium in Barcelona on January 17, 2016.    / AFP / LLUIS GENE
O pai de Lionel Messi corre risco de ser preso pelo crime de evasão fiscal na Espanha (Foto: Lluis Gene/AFP)


A Justiça da Espanha comunicou nesta quarta-feira que o argentino Lionel Messi será julgado pelo crime de evasão fiscal nos dias 31 de maio e 1, 2 e 3 de junho. O processo terá início três dias após a final da Liga dos Campeões, cujo favoritismo recai novamente sobre o Barcelona. A promotoria pede que o pai do atleta, Jorge Horacio Messi, seja condenado a 18 meses de prisão pela evasão de 4,1 milhões de euros (cerca de R$ 18 milhões) em impostos que deveriam ser pagos à Fazenda espanhola.

Segundo o jornal As, os promotores pediram o arquivamento do caso contra Messi por entenderem que o jogador não tinha conhecimento das fraudes. Mas a Advocacia Geral do Estado manteve a acusação contra o argentino e seu pai. A pena solicitada é de 22 meses de prisão para a dupla por conta de três crimes contra a Fazenda.

O pai de Messi já declarou à Justiça que assume toda a responsabilidade pela gestão tributária do filho. Além da proximidade com a final da Liga dos Campeões, o atacante também terá de conciliar o julgamento com a Copa América Centenário. O torneio, que será disputado pelas principais seleções dos continentes americanos nos Estados Unidos, terá início pouco tempo antes da audiência.

Problemas com a Justiça - Lionel Messi não é o único jogador do Barcelona a enfrentar problemas com a Justiça espanhola. O brasileiro Neymar foi intimado a prestar depoimento em 2 de fevereiro ao juiz que investiga uma fraude cometida na transferência do atacante para o clube catalão. No Brasil, ele teve bens bloqueados no valor de R$ 188 milhões pela Justiça por suposta sonegação de impostos.

Em dezembro, o zagueiro argentino Javier Mascherano admitiu sonegação de impostos na Espanha e chegou a um acordo com a Justiça para pagar uma multa pelos crimes.

 

Conteúdo Patrocinado