O Al Nassr, clube de Cristiano Ronaldo, poderá enfrentar dificuldades para disputar a próxima edição da Champions League da Ásia. Segundo informações da imprensa saudita, a Confederação Asiática de Futebol (AFC) prepara uma alteração em seus regulamentos que proibirá a participação simultânea de equipes controladas pelo mesmo grupo proprietário em competições continentais.
Veja também:
Todas as notícias da Gazeta Esportiva
Canal da Gazeta Esportiva no YouTube
Siga a Gazeta Esportiva no Instagram
Participe do canal da Gazeta Esportiva no WhatsApp
A medida afeta diretamente alguns dos principais clubes da Arábia Saudita. Atualmente, o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita (PIF) mantém participação de controle em Al Nassr, Al Ahli e Al Ittihad, equipes que brigam regularmente por vagas nos torneios continentais.
Caso a nova regra entre em vigor para a temporada 2027/28, os três clubes não poderão disputar a competição ao mesmo tempo enquanto estiverem sob o controle do mesmo proprietário. Diante desse cenário, o PIF teria de reorganizar sua estrutura acionária ou vender o controle de algumas equipes para permitir que todas continuem aptas a disputar os torneios organizados pela AFC.
A situação gera preocupação porque os três clubes contam com elencos estrelados e receberam investimentos bilionários nos últimos anos. A medida faz parte de um movimento da AFC para reforçar regras de integridade esportiva e evitar situações de multipropriedade em suas competições.
Al Hilal escapa do problema
O Al Hilal, ex clube de Neymar, não corre o mesmo risco porque deixou de ser controlado majoritariamente pelo PIF após a venda de 70% de suas ações para a Kingdom Holding Company, empresa ligada ao príncipe saudita Alwaleed Bin Talal.
Com a mudança societária, o Al Hilal estaria em conformidade com as novas exigências da AFC.