Com recorde de Totti, Roma arranca empate da Lazio e iguala Juve no topo - Gazeta Esportiva
Com recorde de Totti, Roma arranca empate da Lazio e iguala Juve no topo

Com recorde de Totti, Roma arranca empate da Lazio e iguala Juve no topo

Gazeta Esportiva

Por GazetaEsportiva.net

11/01/2015 às 14:04

São Paulo, SP


O dérbi de Roma disputado no estádio Olímpico, neste domingo, teve dois tempos distintos. Na etapa inicial, a Lazio impôs o ritmo de jogo e, com muita eficácia, abriu 2 a 0 no placar, deixando os donos da casa irados. Na volta do intervalo, porém, a Roma buscou o empate graças a Francesco Totti, que anotou dois gols e se tornou o maior artilheiro do clássico de Roma, com 11 gols marcados em 22 anos atuando pelo clube romanista.


Há de se destacar, porém, a atuação do brasileiro Felipe Anderson. Logo em seu primeiro clássico, o meia ex-Santos foi, em parte, responsável pela vantagem da Lazio ao contribuir com uma assistência e um gol, justificando cada vez mais sua importância. Dos últimos sete gols da Lazio, quatro foram feitos brasileiro e outros três contaram com suas assistências.


Os donos da casa voltaram diferentes para o segundo tempo, com a entrada de dois meias de ligação, e tomaram conta da posse da bola. O faro de gol de Totti também foi essencial para a gialorrossi correr atrás do prejuízo. Em dois lances parecidos, o camisa 10 só teve o trabalho de complementar na segunda trave e correr para a torcida.


O tropeço – conquistado – dentro de casa fez a Roma somar 40 pontos, mesma pontuação da líder Juventus, que fecha a rodada contra o Napoli no fim da tarde. Ao passo que a Roma segue como vice-líder, a Lazio mantém a terceira colocação, com 31 pontos somados, e torce por uma derrota do Napoli para não ser ultrapassado.

Felipe Anderson, em primeiro plano, foi o destaque da Lazio, enquanto Totti foi o responsável pelo empate da Roma (Foto:Andreas Solaro)
Felipe Anderson, em primeiro plano, foi o destaque da Lazio, enquanto Totti foi o responsável pelo empate da Roma (Foto:Andreas Solaro) - Credito: AFP


Felipe Anderson se destaca e ajuda Lazio a ficar em vantagem


A atmosfera do estádio Olímpico antes do apito inicial já dava conta do que seria o clássico de Roma. Dividida em duas cores, a arquibancada veio abaixo com a entrada dos times em campo. Porém, os dez primeiros minutos de partida foram de muito estudo, com as duas equipes evitando os riscos.


Equipe visitante apesar de jogar em sua cidade, a Lazio foi quem investiu ao ataque primeiro. Aos 11 minutos, a dupla da seleção italiana criou a primeira oportunidade de gol. Parolo fez inversão de bola precisa para Candreva, que dominou, invadiu a área e bateu colocado, mas a bola passou com perigo à esquerda de De Sanctis.


A Roma até respondeu rápido após sofrer o primeiro lance de ataque, mas se embaralhou no toque de bola no meio-campo. Quem realmente estava esperto no meio era Felipe Anderson. Em seu primeiro dérbi de Roma, o brasileiro criou a jogada do primeiro gol ao roubar a bola no meio-campo, avançar em velocidade e lançar Mauri por entre a zaga. O experiente meia emendou o passe com um belo voleio para deixar a Lazio em vantagem.


Desestabilizada, a Roma tentou pressionar no ataque para igualar o placar ainda no primeiro tempo, mas acabou deixando espaços na defesa. Quatro minutos após a abertura do placar, a Lazio aumentou a vantagem. Em retribuição ao lance do primeiro gol, Mauri ajeitou para Felipe Anderson, que percebeu espaço na entrada da área e arriscou rasteiro, surpreendendo De Sanctis e fazendo 2 a 0 para a Lazio.


Sem criar, a única emoção que a Roma proporcionou aos torcedores foi na discussão entre Mauri e Iturbe. Próximo ao intervalo, os atletas se desentenderam após uma dividida e motivaram um empurra-empurra, contido pelo árbitro mediante a apresentação de cartões amarelos.

Felipe Anderson estreia no dérbi de Roma com gol e assistência, mas Lazio cede empate (Foto: Andreas Solaro)
Felipe Anderson estreia no dérbi de Roma com gol e assistência, mas Lazio cede empate (Foto: Andreas Solaro) - Credito: AFP


Graças a Totti, jogo muda de figura na etapa final


Se, no primeiro tempo, a Roma cumpriu papel de expectador mesmo jogando em casa, após a volta dos vestiários o time gialorossi mudou completamente a postura. As entradas dos meias Ljajic e Strootman estruturaram o meio-campo mandante, que passou a dominar as ações ofensivas.


Logo aos dois minutos de jogo, o grego Holebas – em uma das raras chegadas ao ataque – cruzou bola rasteira na área. A defesa da Lazio não interrompeu o curso da bola e viu Totti aparecer por trás da zaga para, em lance de total oportunismo, dar um tapa no contrapé do goleiro Marchetti e colocar a Roma de volta no jogo.


Com o 2 a 1 no placar, o jogo ficou truncado no meio-campo e, em meio às disputas ríspidas e muitas faltas, se deu melhor àquele que conseguiu colocar a bola no chão e trabalhar com calma. Aos 18 minutos, novamente Holebas cruzou, agora a meia altura, e Totti – novamente colocado na segunda trave – emendou um voleio improvisado para balançar as redes e sair em direção à torcida, que a essa altura, ficou enlouquecida com o empate.


Aos 38 anos de idade, após lucrar o ‘título’ de jogador mais velho a marcar em um jogo de Liga dos Campeões, em 2014, ao balançar as redes contra o City, Totti tornou-se o maior artilheiro do dérbi de Roma, com 11 gols marcados. O feito histórico foi comemorado de forma especial pelo camisa 10: depois de abraçar os companheiros, Totti tirou uma selfie com a torcida.


Se sobrou oportunismo ao italiano, faltou ao alemão Klose. O maior artilheiro das Copas do Mundo, com 15 gols, teve a chance de dar a vitória a Lazio a dois minutos do fim, mas não conseguiu vencer o goleiro De Sanctis, que espalmou o chute do atacante no reflexo. A oportunidade perdida por Klose foi o último ataque da Lazio no jogo, já que nos minutos finais de acréscimo, os visitantes se dedicaram na marcação para evitar o gol que poderia dar a vitória a Roma.

Após comemorar com os companheiros, Totti registra momento histórico com selfie com a torcida (Foto:Andreas Solaro)
Após comemorar com os companheiros, Totti registra momento histórico com selfie com a torcida (Foto:Andreas Solaro) - Credito: AFP


Confira os demais resultados da 18ª rodada do Calccio:


Internazionale 3 x 1 Genoa
Atalanta 1 x 1 Chievo
Cagliari 2 x 1 Cesena
Fiorentina 4 x 3 Palermo
Verona 3 x 1 Parma
Sampdoria 1 x 0 Empoli
Napoli x Juventus - início às 17h45 (de Brasília)

Conteúdo Patrocinado