Estreante no Rali Dakar, o austríaco Matthias Walkner, de 28 anos, surpreendeu os favoritos, nesta terça-feira, e venceu a terceira etapa das motos na 37ª edição da prova. Com o tempo de 2h34min28s, o piloto da KTM desbancou os espanhóis Marc Coma, seu companheiro de equipe, e Joan Barreda, líder na classificação geral, ao ser o melhor no percurso de 657 km, dos quais 220 km cronometrados, entre San Juan e Chilecito, na Argentina.
Agora, Walkner, que já havia demonstrado força na última segunda-feira, quando terminou em sexto, passa a ser um candidato ao título das duas rodas em 2015. Com a vitória, o austríaco assume o terceiro lugar no somatório dos tempos, com pouco mais de dez minutos de diferença para o ponteiro Barreda.
“É o meu primeiro rali e eu estou curtindo. Tenho tentado dar o meu melhor, encontrando um ritmo e superando cada quilômetro”, comemorou o austríaco.
O austríaco Matthias Walkner venceu a terceira etapa das motos, nesta terça-feira (Foto: Rali Dakar/Site) - Credito: Divulgação
Já o espanhol Barreda, que lidera o Dakar com 5min33s de vantagem sobre o portugu~es Paulo Gonçalvez, ambos da Honda, terminou o dia na terceira posição. “A vantagem é muito pequena, não faz diferença. Preciso continuar focado em meu plano. Então não farei nada diferente, vou permanecer com este espírito”, ressaltou Barreda. Marc Coma, da KTM, ficou com o segundo lugar. No geral, ele é o quarto colocado.
Único brasileiro nas motos, Jean Azevedo completou a terceira etapa apenas no 35º lugar. Na classificação geral, o piloto é o 30º colocado.
A maior competição off-road do mundo chega ao Chila nesta quarta-feira em um percurso de 909 km, sendo 315 km de especial. Antes de chagar à cidade de Copiapó, os competidores terão de desafiar a altitude e o Deserto de Atacama.
Veja os resultados das motos na terceira etapa do Rali Dakar:
1º Matthias Walkner (AUT/KTM) - 2h34min28s
2º Marc Coma (ESP/KTM) – 2h35min08s
3º Joan Barreda (ESP/Honda) – 2h36min21s
4º Toby Price (AUS/KTM) – 2h37min13s
5º Paulo Gonçalves (POR/Honda) – 2h37min17s
35º Jean Azevedo (BRA/Honda) – 3h00min10s
Veja a classificação geral das motos no Rali Dakar:
1º Joan Barreda (ESP/Honda) - 9h24min35s
2º Paulo Gonçalves (POR/Honda) – 9h30min05s
3º Matthias Walkner (AUT/KTM) – 9h34min57s
4º Marc Coma (ESP/KTM) – 9h35min16s
5º Toby Price (AUS/KTM) - 9h35min52s
30º Jean Azevedo (BRA/Honda) – 10h40min34s