Ancelotti explica ausência de veteranos em convocação e reforça renovação da Seleção

Imagem ilustrativa para a matéria
(Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

Nesta quinta-feira, o técnico Carlo Ancelotti anunciou a convocação da Seleção Brasileira para os amistosos contra Japão e Singapura, que encerram o calendário da equipe em 2026. A lista reforçou uma tendência que vem sendo adotada desde a última Data Fifa: a renovação do elenco com foco na Copa do Mundo de 2030.

Durante a coletiva, o treinador italiano explicou os critérios das escolhas, destacou a base que seguirá como referência para o grupo e ressaltou a importância de acompanhar jovens talentos nos próximos anos.

Nova geração

"Este é um período para focarmos mais no que temos que fazer do que na qualidade dos oponentes. É um projeto de renovação da equipe. De buscar uma nova geração. É o momento ideal para fazer isso. Começamos na Data Fifa de setembro e estamos seguindo nessa próxima. Vamos observando jovens que podem estar no futuro da seleção", afirmou.

"É uma convocação muito equilibrada e jovem. Tem nove jogadores na idade olímpica, 15 jogadores com menos de 23 anos. É uma seleção muito projetada no futuro. Todos os jogos são importantes, mas fazer uma renovação não é tão compatível quanto ter um time já pronto", analisou.

Ancelotti também sinalizou que a comissão técnica está acompanhando jogadores que sequer possuem sequência em seus clubes.

"Queremos acompanhar a progressão dos jovens, tanto que chamamos inclusive jogadores que não estão jogando em seus clubes. A função da seleção é acompanhar também esses jovens que podem ser o futuro", explicou.

Espinha dorsal

O italiano explicou que a comissão técnica já definiu alguns jogadores como referências para o novo ciclo da Seleção. Segundo o treinador, apesar da renovação em andamento, a equipe seguirá apoiada em atletas que estiveram na última Copa do Mundo.

"Se compararmos à convocação anterior, escolhemos cinco jogadores da Copa do Mundo como a espinha dorsal. Marquinhos, Gabriel Magalhães, Bruno Guimarães, Vini Jr. e Raphinha. Temos o Douglas Santos, que fez um Mundial muito positivo", afirmou.

Carlo reforçou que 2027 será um período de observação e testes antes da formação de uma base mais consolidada para os torneios seguintes.

"Acho que o período até as Eliminatórias temos que fazer um trabalho para buscar uma nova direção. Na preparação para a Copa América de 2028, vamos fixar mais em uma equipe. 2027 será aproveitado para fazer uma renovação", explicou.

"Estamos trabalhando muito com a seleção sub-17 e sub-20 para a avaliação dos jovens de 2007, como é o Arthur Dias, 2008 e 2009 também. É uma avaliação bem estrita. Penso que a Olimpíada é muito importante para o desenvolvimento da seleção", completou.

Elogios

Um dos assuntos abordados pelo treinador foi a situação de Estêvão. Mesmo sem grande sequência no Chelsea, o atacante segue prestigiado pela comissão técnica.

"Esperamos que o Estêvão possa mostrar a qualidade que tem. Se ele não joga um minuto no Chelsea, vamos acompanhar até o dia que pensarmos que ele será útil na seleção. É um jovem que tem 19 anos. Queremos desenvolver a progressão dele", comentou.

Ancelotti também justificou a ausência do goleiro Alisson na convocação. O italiano optou por Bento, Pedro Morisco e Lucas Perri nas vagas do gol.

"Não precisamos testar o Alisson. Conhecemos ele muito bem. Na Copa América será chamado, assim como os outros que foram para a Copa. Não chamei pois agora é o momento dos jovens da Seleção."

O treinador comentou sobre alguns jogadores que apareceram pela primeira vez na lista e apontou qualidades dos jovens atletas.

"Jonathan Jesus é muito forte, agressivo, inteligente. André e Alisson têm muita qualidade. Marlon Gomes tem muito dinamismo. Para nós é importante conhecer de perto para ver se isso pode ser útil para a Seleção no geral", analisou.

De olho no Japão

Por fim, Ancelotti projetou o principal desafio da próxima Data Fifa. Para o italiano, o Japão, rival já conhecido por Carlo, será um teste importante para medir o estágio atual da equipe brasileira.

"Conhecemos bem o Japão. Muito organizado e competitivo, mostraram isso ano passado e na Copa do Mundo. Vai ser um jogo importante e exigente para nós. É um rival que vamos lutar para ganhar", concluiu.

Jogos do Brasil na Data Fifa

Japão x Brasil
🏆 Amistoso Internacional
📅 14 de novembro de 2026
⏰ 7h15 (de Brasília)
🏟️ Estádio Nacional de Singapura, em Singapura

Singapura x Brasil
🏆 Amistoso Internacional
📅 17 de novembro de 2026
⏰ 7h (de Brasília)
🏟️ Estádio Nacional de Singapura, em Singapura

Veja também:
Todas as notícias da Gazeta Esportiva
Canal da Gazeta Esportiva no YouTube
Siga a Gazeta Esportiva no Instagram
Participe do canal da Gazeta Esportiva no WhatsApp

Conteúdo Patrocinado