Haas anuncia Rafael Câmara, e Brasil terá dois pilotos na F1 em 2027

Imagem ilustrativa para a matéria
Foto por JAKUB PORZYCKI / NURPHOTO / NURPHOTO VIA AFP

O Brasil terá dois representantes no grid da Fórmula 1 em 2027. A Haas anunciou nesta quinta-feira a contratação do pernambucano Rafael Câmara, de 21 anos, para a próxima temporada. O piloto substituirá o francês Esteban Ocon e será companheiro do britânico Oliver Bearman.


A última vez que o país teve dois pilotos na principal categoria do automobilismo mundial foi em 2016, quando Felipe Massa e Felipe Nasr representaram o Brasil. Com a chegada de Câmara, a equipe se junta à Audi, de Gabriel Bortoleto, como representante brasileira no grid.

Integrante da Academia de Pilotos da Ferrari, Câmara chega à Fórmula 1 após conquistar títulos nas categorias de base. Em 2024, foi campeão da Fórmula Regional Europeia. No ano seguinte, venceu a Fórmula 3 e garantiu a promoção para a Fórmula 2, na qual lidera a classificação nesta temporada.

“Estou muito feliz por me juntar à equipe TGR Haas F1 como piloto de Fórmula 1. É um passo importante na minha carreira e quero agradecer a Gene Haas e a Ayao Komatsu pela confiança que depositaram em mim”, afirmou Câmara.

“Agora, meu foco é me preparar da melhor maneira possível para este novo desafio. Há muito o que aprender e estou ansioso para trabalhar em estreita colaboração com a equipe, entender o carro e continuar a me desenvolver como piloto”, completou.

Veja também:
Todas as notícias da Gazeta Esportiva

Canal da Gazeta Esportiva no YouTube
Siga a Gazeta Esportiva no Instagram
Participe do canal da Gazeta Esportiva no WhatsApp

Haas destaca desempenho de Câmara em testes

O chefe da equipe, Ayao Komatsu, destacou o desempenho do brasileiro durante um teste com um carro da Haas realizado em Portugal, em 2025. A atividade fez parte do programa TPC (Testing of Previous Cars), que permite às equipes utilizar modelos de temporadas anteriores.

“Quando o colocamos para pilotar no nosso programa TPC em Portugal, ele mostrou que conseguia se virar muito bem, mesmo com pouco tempo para aprender a pilotar o carro. Ele nos mostrou mais do que apenas velocidade pura. Rafa conseguiu criar um ambiente propício para extrair o melhor de si, o que foi muito impressionante”, afirmou Komatsu.

O proprietário da equipe, Gene Haas, também demonstrou confiança no potencial do brasileiro e citou Oliver Bearman como exemplo de piloto que percorreu caminho semelhante até chegar à categoria.

“Estou animado para ver o que Câmara pode alcançar na Fórmula 1, tendo acompanhado suas conquistas na Fórmula 3 e agora na Fórmula 2 este ano”, declarou.

“É um desafio diferente neste nível, mas o que vimos com Ollie Bearman, que seguiu uma trajetória semelhante e tem ligação com a Academia de Pilotos da Scuderia Ferrari, é que esses pilotos mais jovens estão bem preparados e podem ter um impacto imediato na equipe”, acrescentou.

Ocon deixará a Haas ao fim de 2026

A contratação de Câmara ocorre após a confirmação da saída de Esteban Ocon ao final da temporada de 2026. O francês anunciou a decisão em setembro, por meio de suas redes sociais, mas ainda não definiu seu futuro na Fórmula 1.

“Meu tempo na equipe Haas F1 chegará ao fim no final da temporada de 2026. Deixo este projeto de cabeça erguida e orgulhoso das minhas atuações, mesmo em circunstâncias que nem sempre foram fáceis, por diversos motivos e fatores fora do meu controle”, escreveu Ocon.

O francês chegou à Haas em 2025, após passagem pela Alpine. Com a saída do piloto, Câmara ocupará sua vaga a partir da próxima temporada.

Conteúdo Patrocinado