A Almirante Participações, empresa do empresário Marcos Lamacchia, venceu o leilão realizado na tarde desta sexta-feira, na 4ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, e deu um passo decisivo rumo à compra da SAF do Vasco da Gama.
Lamacchia não compareceu à audiência. Ele foi representado por seu sócio, Mário Junqueira, e pelo advogado André Sica. Mesmo com apenas um interessado, o Vasco foi obrigado por lei a levar as ações da SAF a leilão público, já que o clube está em recuperação judicial.
Veja também:
Todas as notícias da Gazeta Esportiva
Canal da Gazeta Esportiva no YouTube
Siga a Gazeta Esportiva no Instagram
Participe do canal da Gazeta Esportiva no WhatsApp
A venda ainda precisa passar pela aprovação do Conselho Deliberativo do Vasco e, na sequência, por votação dos sócios em Assembleia Geral Extraordinária. Paralelamente, segue em andamento uma investigação da Agência Nacional de Regulação e Sustentabilidade do Futebol (Anresf), em conjunto com a CBF, para apurar um possível conflito de interesses no negócio: Marcos Lamacchia é enteado de Leila Pereira, atual presidente do Palmeiras, e filho de José Roberto Lamacchia, fundador do banco Crefisa.
Mário Junqueira, sócio de Lamacchia na Almirante, classificou o projeto como "maior projeto esportivo da América do Sul", porém lembrou que a operação ainda depende do aval do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal do clube.
"Foi um passo muito importante. Vai ser o maior projeto esportivo da América do Sul e eu devo isso para a torcida do Vasco, que é o maior patrimônio que o Vasco da Gama tem. E nós estamos muito emocionados de poder dizer isso. Ainda tem uma etapa que vai passar pelo Conselho Deliberativo e pelo Conselho Fiscal, mas estamos confiantes de que os conselheiros vão nos apoiar", concluiu Junqueira.
Confira nota oficial divulgada pelo Vasco da Gama
O Vasco da Gama informa que foi realizada nesta sexta-feira a audiência referente ao processo competitivo para alienação da UPI Equity, correspondente a 90% da Sociedade Anônima do Futebol do Vasco.
Concluída essa etapa, a proposta apresentada pela Almirante Participações e Empreendimentos S.A. foi declarada vencedora, representando um importante avanço na construção de uma nova etapa para o Vasco da Gama.
O resultado integra o processo de reestruturação conduzido pelo Club de Regatas Vasco da Gama e pela Vasco SAF, no âmbito da Recuperação Judicial e sob acompanhamento dos órgãos e auxiliares responsáveis por sua fiscalização.
A operação seguirá agora para o cumprimento das etapas jurídicas, societárias e estatutárias necessárias à sua conclusão, incluindo as aprovações previstas nas instâncias competentes do Club de Regatas Vasco da Gama.
O Vasco considera o resultado um passo relevante para a construção de um projeto sustentável e responsável, que fortaleça a instituição, amplie sua capacidade de investimento e crie condições para o desenvolvimento do clube no longo prazo.
O Vasco manterá seus associados, torcedores e o mercado informados sobre os próximos passos.