Neste sábado, o Botafogo foi derrotado por 2 a 0 pelo Mirassol, no Maião, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Após a partida, Tite, que fez sua estreia como treinador do Glorioso, reconheceu os méritos do adversário e destacou que sua equipe alternou momentos de superioridade ao longo do confronto.
"Efetividade maior"
“Do contexto todo, alternamos momento de superioridade com o Mirassol. Começamos melhor no jogo e o gol desencadeou de um desequilíbrio. No segundo tempo, fizemos transformações. Sabíamos que, jogando de quarta e sábado, teríamos desgastes”, afirmou.
“Eu sabia que o Mirassol ia acelerar o ritmo. Eles estavam incomodados com nossa posse de bola. O desencadear e a efetividade contam no futebol. A partir do momento que sai o gol, desencadeia uma série de processos. É análise, não desculpa”, explicou.
Tite admitiu incômodo com o poder de conclusão da equipe e afirmou que o objetivo é transformar o volume de jogo em mais gols.
“Quando acontece uma situação ou outra no jogo, não é a minha ideia. Neste tempo de trabalho, queremos traduzir as chances em gols, ter uma efetividade maior. Fiquei chateado com isso no jogo”, disse.
Estreia de Ziyech
O treinador ainda pediu paciência com os reforços recém-chegados ao elenco, destacando que parte dos jogadores está em processo de adaptação.
“Tem um grupo que está chegando agora, tenho que ter essa compreensão. Quatro deles se apresentaram ainda há pouco. Temos que ter calma e serenidade sobre o desempenho de cada um. Erros vão acontecer, mas é natural. Procuramos este ponto de equilíbrio”, comentou.
Por fim, Tite explicou algumas das mudanças realizadas durante a partida e falou sobre a estreia do marroquino Hakim Ziyech, que entrou no início do segundo tempo.
“O Ziyech traz a qualidade técnica individual. Eu adiantei o processo dele. A orientação era de 15 ou 20 minutos, mas coloquei justamente pela qualidade dele e pela necessidade da equipe. Pode jogar como externo ou como camisa 10, com liberdade criativa”, concluiu.
Situação da tabela
Com a derrota, o Botafogo permaneceu com 35 pontos e ocupa a 12ª colocação do Campeonato Brasileiro. O próximo compromisso da equipe será o clássico contra o Vasco, após a pausa para a Data Fifa.
Próximo jogo
Botafogo x Vasco
Competição: Brasileirão - 29ª rodada
Data e horário: 07/10 (quarta-feira), às 20h30 (de Brasília)
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Todas as notícias da Gazeta Esportiva
Canal da Gazeta Esportiva no YouTube
Siga a Gazeta Esportiva no Instagram
Participe do canal da Gazeta Esportiva no WhatsApp