O técnico Hernán Crespo valorizou a virada do São Paulo sobre o Flamengo na noite desta quarta-feira. O Tricolor venceu o rival carioca por 2 a 1, no Morumbis, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro, e colocou um ponto final em um jejum de três jogos sem vencer.
Para o duelo, Crespo voltou a modificar o sistema defensivo do São Paulo e abriu mão do quarteto de zaga, apostando na linha de três zagueiros, com Arboleda, Alan Franco e Sabino. A estratégia foi essencial para garantir a vitória, e o treinador destacou o espírito competitivo do grupo.
"Todo mundo sabe o que está acontecendo, temos a possibilidade falar de futebol. A oportunidade de jogar com quatro na zaga, com três. Não é definitivo, mas num momento com um rival contra o Flamengo, campeão da América e de tudo, acho que o time se comportou realmente bem. Lutou, brigou, jogou bola. Em um momento assim complicado, saindo atrás no placar, conseguimos a virada contra um grande time. Não é fácil. É uma demonstração que o grupo está unido, que tem caráter. Vamos cometer erros, como todo mundo, mas vamos brigar", afirmou.
"Vai deixar o Flamengo jogar? Se deixar jogar Carrascal, Plata... . No lance do gol, tiveram mérito, porque tem classe, hierarquia, fizeram um gol que merece aplausos. Não existe uma fórmula mágica para defender. Tentamos fazer o possível dentro do que podemos. Temos um rival que também joga. Acho que a agressividade, a intensidade e a convicção para jogar é essencial para o São Paulo", complementou.
Crespo comenta declaração polêmica
Crespo também comentou uma declaração que gerou polêmica durante a semana. Em coletiva de imprensa após a derrota para o Palmeiras, o argentino chegou a dizer que o clube tricolor brigaria contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro.
A declaração gerou incômodo nos bastidores do São Paulo. O presidente Harry Massis achou que o treinador foi "modesto" e entende que o time tem capacidade para conquistar uma vaga direta na Copa Libertadores. O mesmo discurso do presidente foi adotado por Rafinha, novo gerente esportivo do Tricolor.
"Quando falamos de São Paulo, falamos com o coração. Minha ideia é proteger o clube, o grupo, cuidar e tentar de manter os és no chão para construir com calma, abaixando as expectativas. mas sou ganhador como o São Paulo. Tenho um DNA ganhador como jogador e treinador, e o São Paulo tem as mesmas expectativas. A ideia é construir com calma para ganhar títulos. Talvez errei na comunicação, mas a ideia era essa", afirmou.
Por que Lucas no banco?
Por fim, Crespo também explicou as decisões técnicas para a partida desta quarta-feira. Depois de ter sido poupado do clássico contra o Palmeiras, esperava-se que Lucas Moura seria titular contra o Flamengo, o que não aconteceu por uma decisão técnica.
"Neste momento, Calleri e Luciano, com base nas características do jogo, tínhamos que jogar assim. Achei que ambos poderiam jogar assim. Mas Lucas vai ter oportunidades, vai jogar", finalizou Crespo.
VAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAMOS 🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪 pic.twitter.com/DQAMMfWrzu
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) January 29, 2026
Situação na tabela
Com o resultado, o São Paulo encerrou um jejum de três jogos sem vencer — eram um empate e duas derrotas no recorte. O Tricolor ainda estreou com vitória no Campeonato Brasileiro e somou os primeiros três pontos, assumindo a terceira colocação.
Próximos jogos do São Paulo
- São Paulo x Santos (sexta rodada do Campeonato Paulista)
- Data e horário: 31/01 (sábado), às 20h30 (de Brasília)
- Local: Morumbis, em São Paulo (SP)
- Santos x São Paulo (segunda rodada do Campeonato Brasileiro)
- Data e horário: 04/02 (quarta-feira), às 20h (de Brasília)
- Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)