Nesta quarta-feira, o governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha, ofereceu Brasília como sede alternativa para a final da Libertadores 2025. A decisão está marcada para acontecer no Monumental, em Lima, no Peru, que se encontra em estado de emergência.
O político brasileiro enviou ofício à CBF e à Conmebol sugerindo que a final do torneio continental acontecesse na Arena BRB Mané Garrincha.
"Nossa cidade conta com ampla rede hoteleira, infraestrutura urbana e serviços de qualidade, além de experiência consolidada em grandes eventos esportivos internacionais, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, e tem todas as condições de receber essa grande partida", justificou.
Diante do estado de emergência decretado em Lima, no Peru, ofereci Brasília como sede alternativa para a final da Libertadores 2025. Encaminhei ofícios à CBF e à Conmebol colocando a Arena BRB Mané Garrincha à disposição.
Nossa cidade conta com ampla rede hoteleira,…
— Ibaneis Rocha (@IbaneisOficial) October 22, 2025
O estado de emergência em Lima
José Jerí, presidente do Peru, decretou estado de emergência em Lima para conter o avanço da criminalidade e violência na cidade. A medida vale por 30 dias e, portanto, já estaria expirada no dia 29 de novembro, data prevista para a final da Libertadores.
Brasil já foi sede de duas finais
O Brasil já sediou duas finais de Libertadores desde 2019, quando foi implantado o sistema de jogo único na decisão. Ambas aconteceram no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, em 2020 e 2023. Na primeira oportunidade, o Verdão levou a taça e, na segunda, foi a vez do Fluminense.
Flamengo e Palmeiras vivos na Libertadores
Dois brasileiros seguem na semifinal da Libertadores: Flamengo e Palmeiras. O Rubro-Negro enfrenta o Racing, nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã. Já o Palmeiras mede forças com a LDU na quinta-feira, no mesmo horário, no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, no Equador.