Conmebol participa de fórum continental contra a lavagem de dinheiro - Gazeta Esportiva
Conmebol participa de fórum continental contra a lavagem de dinheiro

Conmebol participa de fórum continental contra a lavagem de dinheiro

Gazeta Esportiva

Por Redação

08/05/2024 às 21:15

São Paulo, SP

Nesta quarta-feira, a Conmebol marcou presença no fórum continental de luta contra a lavagem de dinheiro, em Washington, nos Estados Unidos. A reunião do Grupo de Especialistas em Controle de Lavagem de Ativos (Gelavex), órgão da OEA (Organização dos Estados Americanos) contou com a participação de Graciela Garay, Diretora de Ética e Conformidade da Conmebol.

Graciela afirmou que a entidade possui "ferramentas robustas para garantir que todas as nossas operações reflitam nossos valores". Ela também  disse que a Conmebol "transforma o desafio da prevenção à lavagem de dinheiro em uma oportunidade para reafirmar nosso compromisso com a integridade e a transparência no futebol sul-americano".

Segundo a Conmebol, sua participação no Fórum "está alinhada com a política de combate à corrupção e à lavagem de dinheiro que a Confederação vem perseguindo de forma consistente desde 2016".


A Conmebol solicitou à Procuradoria a investigação de supostas transações suspeitas entre o ex-presidente da própria entidade, Nicolás Leoz, e o Banco Atlas SA. O caso, que também é um dos motivos da participação da entidade no fórum, teria ocorrido em 2016, mas a primeira denúncia foi feita apenas em 2017.

O caso, não entanto, estava paralisado. Segundo a Conmebol, o Ministério Público Paraguaio conseguiu juntar provas "por meio de batidas no Banco Atlas S.A. e na Superintendência de Bancos". A entidade também informou que o "Ministério Público não tomou nenhuma medida para esclarecer a denúncia".

Conteúdo Patrocinado