Para não repetir marca de 2023, Corinthians precisará superar “Renato dependência” nas quartas - Gazeta Esportiva
Para não repetir marca de 2023, Corinthians precisará superar “Renato dependência” nas quartas

Para não repetir marca de 2023, Corinthians precisará superar “Renato dependência” nas quartas

Gazeta Esportiva

Por Redação

09/03/2023 às 07:00

São Paulo, SP

O Corinthians soma apenas duas derrotas em 12 jogos disputados no Campeonato Paulista de 2023, uma para o Red Bull Bragantino, na primeira rodada, e outra para o São Bernardo, na sétima. Coincidentemente ou não, dois jogadores titulares não estiveram à disposição nesses dois compromissos.

O primeiro deles é Renato Augusto, que não deve atuar nas quartas de final do Estadual, no domingo, contra o Ituano, às 16h (de Brasília). O meia teve um estiramento no ligamento colateral medial do joelho direito diagnosticado nesta segunda-feira.

Renato não esteve em campo contra o Massa Bruta para seguir um cronograma especial de retorno após a pré-temporada e, contra o Bernô, ele foi poupado, assim como outros jogadores, como Fábio Santos e Gil.

Na primeira ocasião, o meio-campo foi formado por Fausto, Maycon, Du Queiroz e Giuliano, com Júnior Moraes fazendo dupla com Róger Guedes, enquanto, na segunda, a escolha foi por Roni, Du Queiroz e Giuliano, com Adson e Romero à frente, junto com o camisa 10.

No entanto, sem a presença de Renato Augusto nessas duas ocasiões, o que se viu foi uma dificuldade maior de "pensar" o jogo, na criação de jogadas e alternativas, por exemplo as bolas invertidas do lado esquerdo para o direito, para Fagner, que conseguiu assistência e assistência para finalização dessa maneira neste ano. Assim, um dos motivos para a derrota certamente foi sua ausência.




No entanto, o técnico Fernando Lázaro não acredita que o time tenha uma dependência de Renato Augusto, ainda que nenhum outro jogador no elenco consiga alcançar seu nível técnico na função.

"Os dois jogos (derrotas) também foram sem o Yuri, que ajuda demais e tem sido muito importante em diversos aspectos. O time criou bastante, e o Renato potencializa, é um jogador criativo e pensa bem o jogo. Há outros mecanismos que potencializam o Renato, como o Adson, que participa do processo de construção e vai criando uma dinâmica", disse o treinador após a vitória sobre o Mirassol.

E aí vamos para o outro jogador que não esteve presente nas duas derrotas do ano: Yuri Alberto. Ele não atuou por conta de um problema no tornozelo, advindo da pré-temporada. Entre uma ausência e outra, ele marcou um gol e deu duas assistências.

Depois, voltou a aparecer em participação direta a gol contra o Mirassol (décima rodada), com uma assistência, fez um gol contra o Santos e, por fim, marcou duas vezes na vitória sobre o Santo André, no último domingo. Júnior Moraes e Romero foram os escolhidos nas suas ausências, nas duas derrotas do Timão no ano.

Ao contrário de Renato, porém, o camisa 9 deve estar à disposição sem maiores problemas para o jogo único das quartas de final contra o Ituano. Resta saber quem será o escolhido no meio de campo.

Conteúdo Patrocinado