Com problemas na criação, Santos é o time com mais dribles no Campeonato Paulista - Gazeta Esportiva
Com problemas na criação, Santos é o time com mais dribles no Campeonato Paulista

Com problemas na criação, Santos é o time com mais dribles no Campeonato Paulista

Gazeta Esportiva

Por Redação

06/02/2023 às 08:00

São Paulo, SP

O Santos começou a temporada 2023 com muitos problemas. Apesar das mudanças, a nova comissão técnica ainda não conseguiu encontrar a melhor alternativa para o Peixe reencontrar o caminho das vitórias. Assim, um dos setores mais criticados é o meio de campo, que ainda carece de um jogador que se responsabilize pela criação das jogadas. A alternativa então segue sendo os dribles, em que a equipe alvinegra se destaca desde a temporada passada.

Assim como em 2022, esta tem sido uma das principais armas do clube da Vila Belmiro nas partidas. O time, inclusive, liderou a estatística no último Brasileirão. Dessa forma, segundo números do Footstats, o Santos é o time que mais arrisca fintas no Campeonato Paulista, com 61 tentativas - uma média de 10,17 por jogo, sendo também o líder no quesito.

Com isso, o Peixe possui um total de 16 fintas a mais que os segundos colocados da lista, São Paulo e Corinthians, que somam 45 (média de 7,5). Botafogo-SP, com 43 (7,17), e Bragantino, com 40 (6,67), completam os cinco primeiros lugares.

Além disso, o Alvinegro Praiano é o que mais acerta o quesito entre todas as 16 equipes da competição. Ao todo, foram 46 dribles corretos, representando um aproveitamento de 75,41%. A porcentagem, inclusive, é a sétima maior do estadual.



Santos também é o time que mais erra dribles no estadual


Entretanto, outro dado que representa a importância desta característica para o jogo do Santos é a quantidade de erros que o time apresenta. Em seis partidas, foram 15 fintas incompletas, sendo o segundo maior número do Paulistão. A média, de 2,5 por jogo, fica atrás apenas do Corinthians, que apresenta 2,67.

Como nada tem sido fácil para o Peixe nas últimas temporadas, até mesmo o destaque positivo em uma estatística no estadual é motivo de preocupação. Isso porque o jogador que mais arriscou fintas no Campeonato Paulista até o momento é Soteldo, que passou por uma cirurgia no ombro e não deve mais atuar no torneio.

O camisa 10 santista disputou quatro partidas na competição e tentou passar sozinho pelos adversários 21 vezes, acertando 14 e errando cinco. Assim, o venezuelano tem uma média de acertos de 3,5 por jogo, com aproveitamento de 73,68%. O segundo colocado é Luciano, do São Paulo, que soma dez fintas arriscadas, com média de 1,5 e 90% de aproveitamento.

O Santos ainda conta com o terceiro jogador da lista, Lucas Pires, com sete dribles certos - empatado com Léo Jabá, do São Bernardo, Robinho, do Botafogo-SP, Artur e Juninho Capixaba, ambos do Bragantino. O lateral alvinegro, entretanto, possui 100% de acerto - assim como o atacante do Massa Bruta.

Com isso, ainda em busca de um complemento à sua principal característica ofensiva em campo, o Peixe se prepara para o próximo compromisso no Paulistão. Lanterna do Grupo A, com seis pontos ganhos e quatro atrás do líder Bragantino, o time da Baixada Santista volta a campo nesta quarta-feira, quando enfrenta o São Bento, às 21h35 (de Brasília), no Estádio do Canindé, em São Paulo (SP).

Conteúdo Patrocinado