Há 55 anos, Palmeiras conquistava Taça Brasil e fechava temporada histórica - Gazeta Esportiva
Há 55 anos, Palmeiras conquistava Taça Brasil e fechava temporada histórica

Há 55 anos, Palmeiras conquistava Taça Brasil e fechava temporada histórica

Gazeta Esportiva

Por Redação

29/12/2022 às 06:00

São Paulo, SP

Hendecacampeão brasileiro em 2022, o Palmeiras comemora nesta quinta-feira o aniversário de um de seus onze títulos. Há exatos 55 anos, o Verdão conquistava a Taça Brasil para fechar um ano histórico em 1967.

No dia 29 de dezembro daquela temporada, a equipe comandada por Mário Travaglini bateu o Náutico por 2 a 0 no jogo desempate da decisão para ficar com a taça. O jogo decisivo foi disputado no Maracanã.



Campeão paulista, o Palmeiras entrou na competição diretamente nas semifinais, quando encarou o Grêmio por uma vaga na decisão. Contra os gaúchos, que chegaram para o torneio como pentacampeões estaduais, o Verdão perdeu o jogo de ida por 2 a 1 no Olímpico. Contudo, a equipe deu a volta por cima com duas vitórias (3 a 1 e 2 a 1) para avançar à final.

Assim, o Palmeiras chegou na decisão para encarar o Náutico, campeão pernambucano. O Timbu já tinha sido o algoz do Verdão no ano anterior e, nesta edição, superou o Cruzeiro (campeão da Taça Brasil de 1966) para garantir a sua vaga na final.

Os palmeirenses até venceram por 3 a 1 no jogo de ida, mas os pernambucanos deram o troco na volta e derrotaram o Verdão por 2 a 1. Assim, conforme o regulamento da época, seria disputado um jogo desempate.



O palco escolhido para a decisão foi o Maracanã, em campo neutro. Com um público de pouco mais de 16.500 torcedores, a equipe de Mário Travaglini não se contentou e venceu por 2 a 0, com gols de César Maluco e Ademir da Guia.

No dia seguinte à conquista, o jornal A Gazeta Esportiva estampou a foto dos campeões com o título: "Palmeiras com muito orgulho campeão do Brasil".

Em pé (da esquerda para a direita): O goleiro Perez, Geraldo Escalera, Baldochi, Minuca, Ferrari e Zequinha - Agachados: César Maluco, Servilio, Tupãzinho, Dudu e Lula (Foto: Acervo/Gazeta Press)

Temporada histórica


No primeiro semestre daquele mesmo ano, o Palmeiras já havia conquistado o Torneio Roberto Gomes Pedrosa. Com a unificação feita pela CBF a partir de 2010, o Palmeiras passou a ser o único clube a ser campeão brasileiro duas vezes na mesma temporada.

Conteúdo Patrocinado