Técnico da Bélgica anuncia saída do cargo após eliminação da Copa - Gazeta Esportiva - Muito além dos 90 minutos
Técnico da Bélgica anuncia saída do cargo após eliminação da Copa do Mundo

Técnico da Bélgica anuncia saída do cargo após eliminação da Copa do Mundo

Gazeta Esportiva

Por Redação

01/12/2022 às 17:00 • Atualizado: 01/12/2022 às 17:01

São Paulo, SP

Na entrevista depois da eliminação da Copa do Mundo do Catar, Roberto Martínez anunciou que está deixando o comando da Bélgica. O técnico espanhol encerrou um trabalho de seis anos à frente da seleção belga.

"Esse foi meu último jogo. É emocionante. Não sei se consigo continuar a falar. Podemos ficar orgulhosos do que esse time fez até aqui. Os verdadeiros fãs na Bélgica sabem disso. Acho que é realmente a hora de dizer que foi o último jogo", declarou o treinador.


Fim da geração belga?


Apesar de terminar sem títulos, Roberto Martínez conquistou a melhor classificação da seleção belga em Copas do Mundo, com o terceiro lugar no Mundial da Rússia, em 2018. O técnico também chegou às quartas de final da Eurocopa, em 2021, além de liderar o ranking de seleções da Fifa de 2018 até março de 2022.

Roberto Martínez também admitiu na entrevista depois do jogo que teve propostas para deixar a seleção nacional, mas preferiu seguir no cargo. O nome do treinador espanhol já foi especulado em times como Real Madrid e Barcelona, após o bom desempenho na Copa do Mundo de 2018.

"Eu poderia ter saído lá atrás, para algum time de ponta. Mas quis continuar e terminar minha missão. Eu não estou pedindo demissão. É o fim do meu contrato", disse Martínez, que teve uma passagem pelo futebol inglês antes de assumir a Bélgica, em 2016.



A campanha da Bélgica neste Mundial foi marcado pelas discussões entre os líderes do elenco. Kevin De Bruyne e Jan Vertonghen trocaram críticas em entrevistas após o meia declarar que o time estava envelhecido. De acordo com o jornal francês L'Equipe, houve até enfrentamentos físicos no vestiário após a derrota para o Marrocos, na segunda rodada.

Roberto Martínez deu sua opinião sobre o "fim da geração belga" e a sucessão dos talentos na seleção, que teve o quinto elenco mais envelhecido da Copa do Mundo do Catar, com média de 27,8 anos.

"Você tem jogadores como Amadou Onana, Jérémy Doku. A geração de ouro está trazendo a próxima geração. O legado pode ser deixado de várias maneiras. Hoje saímos de um grande torneio e agora os padrões precisam continuar subindo e os jovens jogadores precisam continuar nessa linha", completou o treinador.

 

Conteúdo Patrocinado