Análise: Tricolor não faz jogo brilhante, mas é premiado pelo oportunismo - Gazeta Esportiva
Análise: Tricolor não faz jogo brilhante, mas é premiado pelo oportunismo

Análise: Tricolor não faz jogo brilhante, mas é premiado pelo oportunismo

Gazeta Esportiva

Por Redação

15/04/2022 às 06:00

São Paulo, SP

Marcelo Baseggio

O São Paulo venceu o Everton, do Chile, por 2 a 0, na noite desta quinta-feira, no Morumbi, pela Copa Sul-Americana. O time comandado por Rogério Ceni não fez um de seus melhores jogos, é verdade, mas foi premiado com a vitória graças ao oportunismo demonstrado nas poucas oportundidades de gol que teve ao longo dos 90 minutos.

Ambas as jogadas que resultaram nos gols do São Paulo nesta quinta-feira foram provenientes de bolas paradas. Com o forte sistema defensivo armado pelo Everton, o time de Rogério Ceni sofreu para encontrar espaços com a bola rolando.

Muito disso se deveu à falta de atletas com capacidade de improviso, que se destacam pelos dribles e velocidade. Rogério Ceni bem que tentou apostar em Toró, que vinha realizando boas partidas, mas desta vez o jovem teve uma atuação apagada, sem conseguir fazer a diferença pelos lados de campo.




A falta de jogadores que pudessem quebrar as linhas defensivas adversárias já havia sido prevista pelo técnico do Everton, Francisco Meneghini, que projetava uma participação ativa dos laterais rivais no ataque justamente por isso. Ironicamente, a jogada do primeiro gol foi originada pelo lateral-esquerdo Reinaldo, que cobrou falta para a área, e Arboleda estufou as redes.

“O jogo foi bem disputado, equipe que veio se defendendo bem. Fizemos algumas alterações significativas pra esse jogo, tentamos um modelo de jogo que no primeiro tempo não funcionou tão bem, depois conseguimos gols de bolas paradas, tentamos deixar o meio-campo mais competitivo”, reconheceu o técnico Rogério Ceni.

Ciente da dificuldade de superar o sistema defensivo armado pelo Everton, o São Paulo, já no segundo tempo, em vantagem, optou por povoar mais o meio-campo na intenção de não correr riscos desnecessários na reta final de partida. Ainda assim, o time conseguiu balançar as redes novamente em outra jogada de bola parada, em que Talles, também na hora certa e no lugar certo, conseguiu mandar para o fundo das redes.

Embora a atuação do Tricolor não tenha sido brilhante, o time vem mostrando cada vez mais maturidade para se adaptar à realidade de cada jogo, decifrar seu adversário e garantir de uma maneira ou de outra o resultado necessário. Inegavelmente o trabalho vem sendo bem feito, e a torcida reconhece. Prova disso foram as mais de 30 mil pessoas em uma partida às 19h15 (de Brasília) de uma quinta-feira chuvosa, véspera de feriado.

Conteúdo Patrocinado