Apostas Agenda
Imagem ilustrativa para a matéria
(Foto: Peter PARKS / AFP)

União Internacional de Ciclismo suspende diretor esportivo alemão por comentários racistas

Redação  foto de perfil
Da Redação 06/08/2021 às 08:32
São Paulo, SP

A União Internacional de Ciclismo (UCI) suspendeu Patrick Moster, diretor esportivo da equipe alemã, até 31 de dezembro de 2021 por seus comentários racistas durante a competição dos Jogos de Tóquio-2020.

"Após o incidente de 28 de julho, a Comissão Disciplinar imediatamente suspendeu o Sr. Moster provisoriamente, argumentando que essas declarações eram discriminatórias e contrárias às regras elementares de decência", disse a UCI.

"O Sr. Moster mais tarde reconheceu perante a Comissão Disciplinar que ele cometeu uma infração dos regulamentos da UCI e aceitou a suspensão até 31 de dezembro de 2021, período durante o qual o Sr. Moster não poderá participar em qualidade nenhuma em qualquer evento organizado sob os auspícios da UCI", informou a organização.

Durante o contrarrelógio masculino em Tóquio, Moster fez uma comparação com conotações racistas enquanto encorajava um de seus pilotos, Nikias Arndt, a alcançar dois competidores que haviam largado antes dele, o eritreu Amanuel Ghebreigzabhier e o argelino Azzedine Lagab.

A cena foi transmitida ao vivo pela televisão. Após a corrida, Moster se desculpou antes de retornar ao seu país por decisão do Comitê Olímpico Alemão.

Nikias Arndt, que terminou em 19º na prova, a 3 minutos e 45 segundos do vencedor, Primoz Roglic, condenou imediatamente os comentários do seu treinador: "Estou horrorizado e quero deixar claro que me distancio dos seus comentários. As palavras usadas são inaceitáveis", escreveu Arndt no Twitter.

Conteúdo Patrocinado