Conmebol anuncia árbitros europeus para apitar na Copa América pela primeira vez - Gazeta Esportiva
Conmebol anuncia árbitros europeus para apitar na Copa América pela primeira vez

Conmebol anuncia árbitros europeus para apitar na Copa América pela primeira vez

Gazeta Esportiva

Por AFP

21/04/2021 às 22:18

São Paulo, SP

A Copa América, o torneio de seleções de futebol mais antigo do mundo, contará com a presença de árbitros europeus pela primeira vez em sua história como parte de um acordo de troca com a Uefa e que levará uma lista sul-americana para a Euro-2020, anunciou nesta quarta-feira a Conmebol.

O árbitro central espanhol Jesús Gil Manzano encabeça a lista que é completada pelos seus compatriotas Diego Barbero Sevilla e Ángel Nevado Rodríguez, como assistentes de campo. Os três fazem parte de um elenco de 14 árbitros principais e 22 assistentes que estarão na Copa América-2021 organizada por Argentina e Colômbia e que será disputada entre 13 de junho e 10 de julho.



Por outro lado, o árbitro argentino Fernando Rapallini e seus assistentes Juan Pablo Bellatti e Diego Bonfa farão parte da equipe de juízes que apitará na Eurocopa, marcada para ocorrer de 11 de junho a 11 de julho.

A cooperação América do Sul-Europa se dá no marco de uma aliança estratégica "com o objetivo de enriquecer e otimizar a arbitragem nas duas confederações", disse a Conmebol em um comunicado.

"A troca de árbitros com a Conmebol para os nossos dois torneios emblemáticos irá enriquecer as duas competições e melhorar a experiência dos melhores árbitros", disse o presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, sobre o acordo.

O dirigente falou sobre a tradição e a qualidade futebolística, inclusive no âmbito da arbitragem, dos torneios organizados pelas duas confederações. "Este intercâmbio é uma parte definidora do nosso programa de cooperação, que nos ajudará a melhorar as nossas competências", destacou.

"Estamos convencidos de que a cooperação com a Uefa no domínio da arbitragem irá beneficiar muito as duas confederações", afirmou por sua vez o chefe da Conmebol, Alejandro Domínguez.

"Este é apenas o começo. Vamos continuar a trabalhar para ampliar e estreitar os acordos de colaboração com os nossos amigos da Uefa", afirmou o treinador.

A colaboração entre as duas organizações em questões de arbitragem faz parte do memorando de entendimento assinado em fevereiro de 2020.

O documento também propõe o trabalho conjunto em outras áreas importantes, como o desenvolvimento do futebol feminino e nas categorias juvenil e de treinamento, assim como a segurança e a promoção dos princípios éticos e da boa governança no futebol.

Conteúdo Patrocinado