Novo técnico do Equador diz que eliminatórias sul-americanas serão "as mais difíceis" - Gazeta Esportiva
Novo técnico do Equador diz que eliminatórias sul-americanas serão "as mais difíceis"

Novo técnico do Equador diz que eliminatórias sul-americanas serão "as mais difíceis"

Gazeta Esportiva

Por AFP

07/09/2020 às 22:04

São Paulo, SP

O novo técnico da seleção do Equador, o argentino Gustavo Alfaro, avaliou nesta segunda-feira que as eliminatórias sul-americanas para a Copa de 2022 são uma das "mais complexas" do mundo.

"São as mais complexas, as mais difíceis”, disse Alfaro Lechuga após a sua chegada a Quito para substituir o holandês Jordi Cruyff, que passou apenas seis meses no cargo, a maior parte do tempo na Espanha.

(Foto: Juan Diego Montenegro/ECUADOR FOOTBALL FEDERATION/AFP)


Às vésperas das eliminatórias sul-americanas, que começam em outubro, o treinador argentino considerou que "estamos todos em um nível competitivo, em nível de igualdade".

"É uma corrida longa, de fôlego e as eliminatórias sul-americanas são as mais difíceis do mundo pela geografia, pela competitividade, pelo hábito, pela forma como as equipes jogam, pelo respeito, pela hierarquia, pelas trajetórias, pelo nível dos treinadores", acrescentou.

Alfaro, de 58 anos, que em 2009 dirigia o saudita Al Ahli, mostrou seus planos ambiciosos: "não vim aqui para cumprir um contrato de trabalho. Vim viver a melhor fase da minha vida profissional, e para isso venho trabalhar".

Jordi Cruyff renunciou ao cargo em julho sem ter dirigido um único treino e, pior, sequer uma partida.

Em entrevista coletiva virtual na sede da seleção equatoriana, na periferia de Quito, Alfaro falou sobre seu objetivo de carimbar um passaporte para a Copa do Mundo do Catar de 2022. "Não poderei alcançá-lo se não contar com o trabalho" dos jogadores, a quem fez um apelo para que "nestes dois anos tenham seus melhores anos como jogadores profissionais".

O ex-treinador do Boca Juniors em 2019 acrescentou que este objetivo também não será fácil.

"Isso vai ser fácil? Não. Preparem-se para tempos difíceis e complicados como todas as coisas são", observou ele.

Desde o fracasso na Copa América do Brasil em 2019, comandado pelo técnico colombiano Hernán Darío Gómez, o Equador carece de regularidade e em outubro próximo terá que enfrentar a Argentina, em Buenos Aires, e o Uruguai, em Quito, nas duas primeiras rodadas das eliminatórias.

A seleção tricolor fez sua última participação em uma Copa do Mundo, no Brasil em 2014, quando não conseguiu avançar para as oitavas de final.

Até hoje jogou três edições do Mundial, fazendo sua estreia no Japão e na Coreia do Sul em 2002 (com Bolillo Gómez como técnico) e em seguida na Alemanha em 2006, quando se classificou para as oitavas, seu melhor desempenho.

Conteúdo Patrocinado