Dr. Tim Meyer explica protocolo para retorno da Bundesliga - Gazeta Esportiva
Dr. Tim Meyer explica protocolo para retorno da Bundesliga

Dr. Tim Meyer explica protocolo para retorno da Bundesliga

Gazeta Esportiva

Por Redação

15/05/2020 às 07:00

São Paulo, SP

Um dos principais responsáveis por tornar o retorno do Campeonato Alemão possível foi o Dr. Tim Meyer. Antes do primeiro jogo, ele concedeu entrevista ao canal oficial da Bundesliga esclarecendo todos os protocolos que devem ser seguidos para que a bola volte a rolar com segurança.

Inicialmente, o doutor explicou como foi pensado esse retorno, e quais as principais estratégias para tornar tudo isso possível: "Nosso conceito foi pensado no futebol profissional e se baseia em três pilares. O primeiro é o monitoramento das doença infecciosas, que é o caso da covid-19. O segundo pilar é ser rígido no controle de higiene e manter o distanciamento social nos treinos e partidas ao máximo. O terceiro pilar são os testes constantes e repetitivos. Todas essas medidas são essenciais para diminuir ao máximo o risco dos envolvidos".

Dr. Meyer esclarece as principais dúvidas antes do retorno da Bundesliga (Foto: Divulgação)


Além dos testes constantes, que serão extremamente necessários para o controle da Liga, é preciso que os jogadores se mantenham isolados das demais pessoas, evitando de trazer ou levar o vírus. Pensando nisso, foi imposto aos times que estivessem em quarentena por uma uma semana antes de a bola rolar.

"Os jogadores fizeram uma quarentena de uma semana antes da volta ao jogos. Essa medida é para garantir que não terão pessoas contaminadas nos locais da partida pois estarão em contato pessoas de diferentes lugares. Os jogadores de cada time já possuem um contato mínimo, mas será o primeiro contato entre times, é importante toda precaução e por isso foi feita essa quarentena preventiva de uma semana".

Allianz Arena é preparada para voltar a receber partidas (Foto: Divulgação/Bayern)


A realização dos testes ajudam até certo ponto. Se o resultado for negativo para todo o elenco, seguem as medidas preventivas e não há alarme. Mas o que acontece quando um jogador testa positivo para a covid-19? Este foi um dos principais receios, e que também foi esclarecido pelo Dr. Meyer.

"Quando um jogador testa positivo, as autoridades são imediatamente notificadas. A partir daí, é uma questão gerida pelo governo alemão e eles decidem o que deve ser feito. Basicamente, quando alguém testa positivo, essa pessoa é isolada e feito uma pesquisa para saber quem teve contato com ela. Quem teve contato é classificado como alto ou baixo risco de contágio e então as autoridades podem tomar uma decisão sobre essas pessoas".

Datas de todas as últimas rodadas do Alemão já foram definidas (Foto: Divulgação/Bundesliga)


Por fim, o doutor explicou como será o procedimento para que haja a presença da imprensa nos locais dos jogos. O acesso ao estádio será sempre controlado de forma rígida, e a maneira como ocorrem as entrevistas terá que ser diferente: "O número de jornalistas no estádio será reduzido. Obviamente, nas entrevistas precisará ser mantido o distanciamento ou até atrás de uma proteção de vidro entre o jornalista e o entrevistado".

Conteúdo Patrocinado