Há dez anos, Derby Paulista teve primeiro gol de Ronaldo e hat-trick de Obina - Gazeta Esportiva
Há dez anos, Derby Paulista teve primeiro gol de Ronaldo e hat-trick de Obina

Há dez anos, Derby Paulista teve primeiro gol de Ronaldo e hat-trick de Obina

Gazeta Esportiva

Por Redação

03/08/2019 às 08:00

São Paulo, SP

Adversários neste domingo, Palmeiras e Corinthians fizeram dois jogos memoráveis há dez anos. Pelo Campeonato Paulista, Ronaldo marcou seu primeiro gol pelo Timão nos minutos finais e evitou uma derrota para o arquirrival. Já no Campeonato Brasileiro, Obina roubou a cena e foi às redes três vezes para dar a vitória ao Verdão.

No dia 8 de março de 2009, as duas equipes se enfrentaram pela 12ª rodada do Paulistão, no Estádio Eduardo José Farah, em Presidente Prudente. Com primeiro tempo equilibrado, a partida foi para o intervalo empatada em 0 a 0. Contudo, o Palmeiras abriu o placar logo aos três minutos da etapa final. Keirrison lançou e o goleiro Felipe errou o tempo da bola, deixando Diego Souza livre para marcar.

Ronaldo marcou seu primeiro gol pelo Corinthians contra o Palmeiras (Foto: Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians)


Aos 18 minutos, o técnico Mano Menezes decidiu colocar Ronaldo, que fazia seu segundo jogo pelo Corinthians. E aos 47, Douglas cobrou escanteio e o Fenômeno apareceu na área para completar de cabeça e igualar o marcador. O empate manteve a invencibilidade do Timão no estadual, que depois seria conquistado pelo clube alvinegro.

Meses depois, no dia 26 de julho, o Derby era disputado novamente em Presidente Prudente, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. No início da partida, a expectativa estava toda em Ronaldo, que até havia recebido uma homenagem antes de a bola rolar. O nome do jogo, porém, foi o de Obina.

Obina marcou três gols contra o Corinthians em 2009 (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)


O camisa 9 corintiano acabou ficando em campo por menos de 20 minutos em campo, sendo substituído no primeiro tempo devido a uma lesão no braço. Sua saída abriu espaço para o show do atacante palmeirense, que abriu o placar  aos 31 minutos, após completar de peixinho o cruzamento de Pierre. Aos 13 minutos do segundo tempo, Obina fez o segundo de pênalti. E aos 20, recebeu de Cleiton Xavier para completar o hat-trick e fechar o 3 a 0 no maior rival.

Com a vitória, o Palmeiras chegou a 28 pontos, igualando a campanha do então líder Atlético-MG. No entanto, depois de liderar o campeonato por 17 rodadas, o Verdão acabou perdendo a ponta na reta final e terminou na quinta colocação, fora da zona de classificação para a Copa Libertadores de 2010.

Agora, os dois rivais se enfrentam neste domingo, às 19h (de Brasília), na Arena Corinthians, pela 13ª rodada do Brasileirão. Segundo colocado, o Palmeiras tenta retomar a liderança, ocupada pelo Santos. Enquanto isso, o Corinthians está na oitava posição e busca saltar na tabela.


Conteúdo Patrocinado