Copa do Brasil de Basquete 3x3 contará para ciclo olímpico de Tóquio - Gazeta Esportiva
Copa do Brasil de Basquete 3x3 contará para ciclo olímpico de Tóquio

Copa do Brasil de Basquete 3x3 contará para ciclo olímpico de Tóquio

Gazeta Esportiva

Por Redação

22/11/2018 às 15:28

São Paulo, SP

As melhores equipes de Basquete 3x3 do país estarão em São Paulo, neste sábado, para a disputa da grande final da II Copa do Brasil da modalidade, novidade para as Olimpíadas de 2020. O evento acontecerá no Memorial da América Latina, com entrada gratuita para o público.

Brasil na briga por representantes do país nos Jogos Olímpicos(Foto: Divulgação/Marcello Zambrana)


Além do título de campeão do torneio nacional, os jogadores das categorias Elite Masculino e do Adulto Feminino estarão de olho nos pontos importantíssimos para a classificação do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, onde o basquete 3x3 fará sua estreia.

Oficialmente, o ciclo olímpico começou em 1o. de novembro e vai até a mesma data em 2019. Portanto, os pontos obtidos na II Copa do Brasil já serão computados no ranking da FIBA3x3 e ajudarão o país na classificação para Tóquio-2020.

“A Copa do Brasil já está valendo para a pontuação que irá classificar o país para a Olimpíada de Tóquio-2020. Então quanto mais torneios tivermos durante esse período até 1o. novembro de 2019, mais chances o Brasil terá de buscar sua vaga para estar no Japão. Além do título importante da Copa do Brasil, as equipes ainda tem a vantagem de estarem ajudando o país nessa classificação”, afirmou Luiz Felipe Soriani, do São Paulo DC e número 1 do Brasil no ranking da FIBA3x3, o 76o. colocado.

“Para o feminino, a Copa do Brasil também será muito importante para buscarmos a tão sonhada classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Nós não classificamos direto para o Mundial de 2019, mas teremos a oportunidade de disputar um torneio classificatório em Porto Rico, em maio, tentando garantir as três últimas vagas para o Mundial”, explicou Julia Carvalho, do Corinthians e melhor jogadora brasileira no ranking da FIBA 3x3, a 135a. colocada.

A Copa do Mundo será realizada em junho, na Holanda, com 20 países em casa naipe, feminino e masculino. O Brasil tem vaga direta no masculino, pois estava em 12o. lugar quando foi fechada a janela de pontuação, no dia 1º de novembro, enquanto o feminino estava em 18o. e terá que jogar o classificatório.

Já para os Jogos Olímpicos de Tóquio terão oito vagas por naipe, de acordo com os critérios de classificação da FIBA3x3, entre eles o Mundial.

Ao todo, 52 times divididos em sete categorias - Sub 18 Masculino e Feminino, Sub 23 Masculino, +35 Masculino, Open Masculino, Adulto Feminino e Elite Masculino – vão disputar o título da II Copa do Brasil.

Na Elite serão 12 times: São Paulo DC, Santos/Fupes, Rio Preto Guarani, Rio de Janeiro, SP Hi-Nutrition, Presidente Prudente, Santos MemorialFupes, Bauru BKT, Campo Grande NKB, SP CHR Basquete, Mogi 3×3 e SP Atletas do Ano.

No Feminino disputam o título seis times: Corinthians, WolfGirls (nome trocado para Blackout), Formation Street, The Choice, RJ CCL Girls e Cohab I Girls.

Conteúdo Patrocinado