Três cidades entram na disputa para sediar as Olimpíadas de Inverno de 2026 - Gazeta Esportiva
Três cidades entram na disputa para sediar as Olimpíadas de Inverno de 2026

Três cidades entram na disputa para sediar as Olimpíadas de Inverno de 2026

Gazeta Esportiva

Por Redação

04/10/2018 às 16:43

São Paulo, SP

O Comitê Olímpico Internacional (COI) recebeu o relatório do Grupo do Trabalho dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026, que avalia a viabilidade das quatro cidades interessadas para sediar o evento: Calgary (Canadá), Erzurum (Turquia), Milão/Cortina d’Ampezzo (Itália) e Estocolmo (Suécia).

Os planos preliminares foram analisados sob o mesmo viés da agenda das Olimpíadas de Tóquio 2020, enfatizando o uso máximo de estruturas já existentes.

Cidades disputam para ser sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026 (Foto: Divulgação/COI)


O COI também observou no relatório que as cidades interessadas planejam aproveitar 80% da infraestrutura da Olimpíada, contra 60% das que pretendiam sediar os Jogos de Inverno em 2018 e 2022. Além disso, os custos operacionais iniciais dos Jogos são em média 15% mais baixos que os das outras cidades nos dois processos anteriores de candidatura.

Assim, a entidade recomendou que cidades fossem convidadas para as sessões que definem o Estágio de Candidatura e que acontecerão em Buenos Aires, nos dias 8 e 9 de outubro:

-Calgary: A cidade respira o legado dos Jogos de 1988 e pode fazer ótimo uso das estruturas já existentes para 2026. A cidade canadense tem uma experiência valiosa em receber competições esportivas de inverno e outros grandes eventos.

-Milão/Cortina d’Ampezzo: A candidatura se beneficia da forte história, tradição e experiência da região com esportes de inverno, assim como o amor e a paixão dos italianos por esporte. O projeto pode também alavancar a economia e a prosperidade da região norte da Itália.

-Estocolmo: A Suécia tem experiência em receber e amor pelos esportes de inverno, além de locais da Copa do Mundo já estabelecidos e necessários para a realização dos Jogos. Estocolmo desenvolveu ainda um conceito dos Jogos que visa melhorar a vida de todos os seus cidadãos.

-Erzurum: O investimento em infraestrutura, assim com acomodação, transporte, energia e telecomunicações seria muito alto. Outros investimentos significativos seriam necessários para os locais esportivos. A região tem pouca experiência em receber grande eventos internacionais. A cidade é, no entanto, uma grande promessa para o futuro a longo prazo, tendo uma visão ambiciosa para desenvolver uma jovem e vibrante cidade universitária em um centro de esportes de inverno.

O processo todo deve ter fim apenas em setembro de 2019.

Conteúdo Patrocinado