Rússia já tem melhor campanha em Copas após fim da União Soviética - Gazeta Esportiva
Rússia já tem melhor campanha em Copas após fim da União Soviética

Rússia já tem melhor campanha em Copas após fim da União Soviética

Gazeta Esportiva

Por Redação

19/06/2018 às 17:46

São Paulo, SP




Em apenas dois jogos a anfitriã Rússia já transformou a edição de 2018 na melhor Copa da sua história após o fim da União Soviética. Classificada pela quarta vez para o torneio desde 1991, quando a maioria dos países anexados ao seu domínio ganharam soberania, a equipe manteve 100% de aproveitamento com o triunfo sobre o Egito, na tarde desta terça-feira, em São Petersburgo.

Os donos da casa haviam disputado a competição em 1994, 2002 e 2014, somando apenas duas vitórias em todas elas. Presentes no grupo do Brasil no tetra, nos Estados Unidos, os soviéticos perderam por 2 a 0 para Romário e companhia na estreia, foram superados por 3 a 1 pela Suècia na segunda rodada e, já eliminados, dispararam uma goleada por 6 a 1 sobre a equipe de Camarões para salvar a honra antes de voltar à Europa.

Oito anos depois, na Copa em que o Brasil chegou ao penta, os russos abriram a campanha com um 2 a 0 sobre a Tunísia, ganhando esperança para a sequência da competição. O problema foi que o rendimento caiu nos jogos seguintes, com o time sendo superado por 1 a 0 pelo Japão e por 3 a 2 para a Bélgica, outra vez desperdiçando a chance de avançar às oitavas.

No Brasil, quatro anos atrás, nada de melhora. Depois de um empate por 1 a 1 com a Coreia do Sul, na estreia, a equipe foi derrotada por 1 a 0 pela Bélgica no Maracanã  e chegou a ir para o intervalo classificada na última rodada, contra a Argélia. Um gol de Slimani, porém, deixou o resultado em 1 a 1 e assegurou a passagem dos africanos para a fase eliminatória.

Contando a gloriosa época como URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), os russos não passam de fase desde a Copa de 1986, no México. Para encerrar esse jejum de 32 anos, os anfitriões precisam apenas que o Uruguai pontue contra a Arábia Saudita, nesta quarta-feira.


Conteúdo Patrocinado