Fifa anuncia abertura de investigação contra Blatter e Jerôme Valcke - Gazeta Esportiva
Fifa anuncia abertura de investigação contra Blatter e Jerôme Valcke

Fifa anuncia abertura de investigação contra Blatter e Jerôme Valcke

Gazeta Esportiva

Por Redação

09/09/2016 às 12:35

São Paulo, SP

Blatter e Valcke eram os chefes da Fifa na organização da Copa de 2014, no Brasil (Foto: Jewel Samad/AFP)
Blatter e Valcke eram os chefes da Fifa na organização da Copa de 2014, no Brasil (Foto: Jewel Samad/AFP)


O ex-presidente da Fifa, Joseph Blatter, e o ex-secretário-geral, Jerôme Valcke, foram notificados pela Fifa de que serão investigados por diversas condutas durante seus trabalhos na entidade. Em comunicado oficial, a organizadora do futebol mundial confirmou a abertura de procedimento contra os dois.

Leia mais:

Infantino reitera desejo de aumentar número de participantes da Copa

''Os responsáveis pela investigação buscarão provas de violações nos artigos 13 (conduta geral), 15 (referente à lealdade), 19 (conflito de interesses), 20 (aceitar benefícios) e 21 (corrupção)'', diz a nota da Fifa.

Além dos dois, o ex-diretor de finanças, o alemão Markus Kattner, também foi enquadrado nos mesmos artigos, e será investigado pela Comissão de Investigação.

Blatter, juntamente com o ex-mandatário da Uefa, Michel Platini, foi suspenso do futebol por oito anos, após acusações de má conduta durante o exercício de seu mandato, que durou 17 anos, entre 1998 e 2015. Antes de ser banido, o suíço já havia anunciado sua saída da Fifa.

Valcke, por sua vez, foi um dos principais nomes da entidade na época da organização da Copa do Mundo no Brasil. O francês fez diversas visitas ao País, cobrando o aceleramento das obras. Seu nome também está ligado com as diversas suspeitas de corrupção na Fifa, ele foi suspenso por 12 anos, tendo a pena abrandada posteriormente.

Conteúdo Patrocinado