Recurso pode dar medalha de ouro para Odair Santos nos 5.000m T11 - Gazeta Esportiva
Recurso pode dar medalha de ouro para Odair Santos nos 5.000m T11

Recurso pode dar medalha de ouro para Odair Santos nos 5.000m T11

Gazeta Esportiva

Por Redação

08/09/2016 às 16:10 • Atualizado: 08/09/2016 às 18:07

São Paulo, SP

(Foto: Simon Bruty/AFP)
Kimani ultrapassou Odair na última curva da prova (Foto: Simon Bruty/AFP)


A medalha de prata do brasileiro Odair Santos nos 5.000m T11, primeira medalha do Brasil nos Jogos Paralímpicos do Rio, pode virar um ouro ainda nesta quinta-feira. A mudança pode ocorrer devido a um recurso pedido pelo Brasil e outros países alegando que o campeão da prova, Samuel Kimani, teria corrido com sua venda fora do lugar.

“Depois da prova, alguns países entraram com alguns protestos contra o resultado do atleta queniano que chegou em primeiro lugar. Ele teria infringido algumas normas, porque a venda nāo estaria colocada em frente aos olhos dele, estaria levantada, o que é contra as normas”, afirmou Parsons ao SporTV.

A cerimônia de premiação da prova, que deveria acontecer na manhã desta quinta, agora espera a decisão da arbitragem. Caso os juízes neguem o recurso, o caso ainda pode ir para um júri de apelação.

Caso seja aceito, Odair Santos herdará a medalha de ouro – contabilizando a segunda medalha dourada até então para o país, junto ao ouro de Ricardo Costa no salto em distância. Na sequência, Wilson Bill, conterrâneo de Kimani, ficaria com a prata e o turco Hasan Huseyin Kacar, quarto colocado, ganharia o bronze.

O recurso foi pedido pois, na categoria T11, com atletas com cegueira total ou parcial, um mínimo vislumbre de luz pode colocar um competidor em vantagem durante a corrida.

Conteúdo Patrocinado