Filme sobre fim da geral do Maracanã entra em cartaz em São Paulo - Gazeta Esportiva
Filme sobre fim da geral do Maracanã entra em cartaz em São Paulo

Filme sobre fim da geral do Maracanã entra em cartaz em São Paulo

Gazeta Esportiva

Por Redação

28/04/2016 às 16:51 • Atualizado: 28/04/2016 às 17:02

São Paulo, SP



TRAILER GERALDINOS from Jacqueline Filmes on Vimeo.

O documentário “Geraldinos”, 11 anos após o final do setor popular, prova que o Maraca não é mais nosso. O documentário que mostra o fim da geral como um reflexo da elitização do Rio de Janeiro entra em cartaz em São Paulo nesta quinta-feira, no Cine Belas Artes, com uma sessão às 18h10 (de Brasília).

Geraldinos foi dirigido por Pedro Asbeg e Renato Martins. Frequentadores do Maracanã, os dois resolveram filmar as últimas dez partidas da geral, realizadas no ano de 2005, antes do fechamento do estádio para a reforma voltada aos Jogos Pan-Americanos 2007.

O deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL-RJ), um dos depoentes do filme, transcende o aspecto meramente esportivo ao analisar o fechamento do setor mais popular. “O fim da geral é o fim de uma concepção de estádio e a derrota de um projeto de cidade”, constatou.

Embora claramente separadas – e com os mais pobres à mercê dos dejetos atirados pelos mais ricos -, diferentes classes sociais estavam representadas no velho Maracanã. Na nova arena, com assentos no modelo padrão Fifa, o diretor Pedro Asbeg vê paralelos com a cidade.

“O que ocorreu no Maracanã é um reflexo daquilo que nós, cariocas, estamos vivendo há alguns anos: uma bolha imobiliária falsa e especulativa. O processo de exclusão, elitização e até de limpeza que aconteceu no estádio vem acontecendo na cidade. O Maracanã é apenas o microcosmo. Tem o mesmo endereço e o mesmo nome, mas é outro estádio”, disse.

Com preços populares e visão desfavorável, a geral colocava no mesmo plano craques consagrados e gente que reunia o dinheiro para entrar com pedidos do lado de fora. No espaço anárquico, sem divisão de torcida, os espectadores eram livres para atacar junto com seus times, xingar os técnicos incessantemente e até desprezar o jogo. “A geral era uma possibilidade”, resume o historiador Luiz Antônio Simas.

No documentário, Zico revela que tinha vontade de comemorar seus gols com o público da geral, Romário conta que começou a acompanhar futebol torcendo pelo América-RJ ao lado do pai no setor popular e Júlio César Uri Geller fala que jogadores reservas distribuíam alimentos para os fãs em troca de pedidos por suas entradas durante os jogos.

Com orçamento de aproximadamente R$ 300 mil e rico material de acervo, Geraldinos entra em cartaz em São Paulo nesta quinta-feira, no Cine Belas Artes. O documentário sobre o antigo setor popular do Maracanã terá sessões diárias às 18h10 (de Brasília) até a próxima quarta.

Conteúdo Patrocinado