Por questão de tradição, sauditas proíbem penteados de atletas - Gazeta Esportiva
Por questão de tradição, sauditas proíbem penteados de atletas

Por questão de tradição, sauditas proíbem penteados de atletas

Gazeta Esportiva

Por Redação

09/04/2016 às 13:51

São Paulo, SP

Penteados como o moicano estão sendo banidos do esporte saudita por iniciativa dos organizadores (Foto:Divulgação)
Penteados como o moicano estão sendo banidos do esporte saudita por iniciativa dos organizadores (Foto:Divulgação)


O conceito de fashion e as noções de moda não cabem no universo islâmico. Ao menos, é isso que deu a entender um dos responsáveis pelas autoridades esportivas da Arábia Saudita que, neste sábado, comunicou a proibição de qualquer atleta aderir a penteados extravagantes, como cortes moicanos e demais estilos inovadores.

A medida visa contemplar princípios básicos da corrente wahhabista, uma das vertentes mais radicais do islã. Autoridades de diversas federações sauditas e do Comitê Olímpico foram avisadas, por meio de carta, a respeito da proibição do al-qazaa - como são chamados os penteados incomuns já registrados no Mundo Árabe.

"Este fenômeno é contrário ao Islã e às tradições do reino", disparou um membro do jornal Al-Jazhira, uma das maiores redes de comunicadores do mundo árabe. De acordo com a imprensa local, os cortes inventivos podem ser reproduzidos por outros seguidores, dando origem a uma onda de inovações que podem ameaçar a tradição.

Na última semana, um vídeo que correu pela rede mostra a ação de um trio de arbitragem para impedir um jogador de ir a campo com um penteado incomum. Mesmo nos vestiários, antes da entrada em campo, o árbitro e seus auxiliares, munidos de tesouras, apararam o corte do jogador rapidamente para que ele pudesse ir a campo.

 

Conteúdo Patrocinado