Valencia vence, mas gol salvador de Aduriz coloca Bilbao nas quartas da Liga Europa - Gazeta Esportiva
Valencia vence, mas gol salvador de Aduriz coloca Bilbao nas quartas da Liga Europa

Valencia vence, mas gol salvador de Aduriz coloca Bilbao nas quartas da Liga Europa

Gazeta Esportiva

Por Redação

17/03/2016 às 16:59 • Atualizado: 17/03/2016 às 17:11

São Paulo, SP

(Foto: Reprodução)
Aduriz é o artilheiro da Liga Europa (Foto: Reprodução)


Nesta quinta-feira, o Valencia recebeu o Athletic Bilbao no Mestalla pelas oitavas de final da Liga Europa e, tendo sido derrotado por 1 a 0 na primeira partida no San Mamés, os Morcegos desta vez triunfaram por 2 a 1. No entanto, o gol marcado fora de casa deu a classificação para os bascos.

Os gols da partida foram marcados por Santi Mina e pelo zagueiro brasileiro Aderlan Santos. Aduriz, artilheiro da Liga Europa com oito gols, fez o tento salvador dos visitantes. A bola na rede do espanhol, inclusive, foi a 31ª do centroavante de 35 anos na temporada.

O Valencia dominou praticamente toda a partida e conseguiu abrir vantagem logo aos 12 minutos. O placar foi ampliado aos 37, ainda na primeira etapa. Já o gol salvador do Bilbao, uma das poucas chances da equipe no jogo, veio aos 32 do segundo tempo.

Nas quartas de final, o Bilbao precisa aguardar o sorteio e os outros classificados para saber quem será seu adversário. A equipe pode enfrentar novamente um rival espanhol, já Villareal e Sevilla brigam para avançar na competição.

O JOGO

Athletic Bilbao's players celebrate at the end of the UEFA Europa League round of 16 second leg football match between Valencia CF vs Athletic Club de Bilbao at the Mestalla stadium in Valencia on March 17, 2016. / AFP / JOSE JORDAN
Athletic Bilbao foi dominado durante quase toda a partida contra o Valencia (Foto: AFP/JOSE JORDAN)


O Valencia começou bem a partida e, com dois minutos, já havia tido duas oportunidades de gol. Negredo cobrou falta e a bola assustou o goleiro Herrerin. Em seguida, o Bilbao respondeu com um bom chute de Aduriz, mas o goleiro Ryan fez boa defesa.

Aos 12, na segunda oportunidade, os donos da casa já abriram o placar. Negredo recebeu na entrada da área e chutou firme. O goleiro do Bilbao fez a defesa, mas no rebote, Santi Mina mandou para o fundo das redes.

O Valencia ampliou a vantagem aos 37 minutos, com um gol do zagueiro brasileiro Aderlan Santos. Após cobrança de escanteio pela direita, a bola sobrou para Gayá, que foi para a linha de fundo pelo lado oposto e cruzou para a área. O beque subiu mais que todo mundo e ampliou a vantagem.

Com 42 jogados, André Gomes teve a chance do terceiro. O português pegou rebote na área e chutou com muito perigo, mas a bola foi à esquerda do gol do Bilbao.

No segundo tempo, Gayá também teve a chance de deixar sua marca. O lateral espanhol recebeu cruzamento na área e bateu com perigo, mas a bola foi novamente para fora da meta.

O jogo já parecia perdido quando, aos 32 minutos, os bascos acharam o gol salvador. Raúl Garcia deu um lindo passe de calcanhar pelo alto dentro da área e Aduriz ajeitou e finalizou na saída do goleiro para diminuir o placar.
Ainda houve tempo para Gary Neville, treinador do Valencia, ser expulso de campo.

Veja o gol salvador de Aduriz:



Ainda houve tempo para o Valencia desperdiçar duas oportunidades de empate. Aos 42, após ótimo cruzamento, Negredo cabeceou para o meio e Paco Alcácer desviou para o gol, mas Herrerín fez uma linda defesa à queima-roupa. No rebote, Feghouli furou e perdeu a chance.

Por fim, nos acréscimos, o Valencia teve uma falta na meia-lua, de frente para o gol do Bilbao. Na cobrança, Dani Parejo bateu bem, colocado, mas a bola triscou a trave e saiu pela linha de fundo.

Conteúdo Patrocinado