Desempregado desde maio de 2015, Bielsa tem chances de retornar ao comando do Chile (Foto: Divulgação/AFP)
Atento com a iminente possibilidade de que Jorge Sampaoli decida deixar o comando da Seleção do Chile, a ANFP, federação de futebol do país, já estuda o nome de Marcelo Bielsa para ser um eventual substituto. Segundo relata o jornal El Mercurio neste domingo, ambas as chapas que disputam a próxima eleição para presidir a Federação têm o desejo de repatriar “El Loco”.
Segundo os dirigentes de futebol da seleção chilena declaram, a grande prioridade é de fato convencer Sampaoli a continuar no cargo, entretanto, já existe um “sentimento coletivo” de que o comandante irá sair.
No último Conselho de Presidentes do Órgão Nacional de Futebol, um dos pontos centrais da discussão era o salário da comissão técnica da equipe nacional liderada por Sampaoli. Haviam dirigentes criticaram abertamente os altos valores gastos para bancar esses profissionais, o que, na opinião de muitos, "Não condiz com a realidade do futebol chileno".
Defendendo o outro lado, está quem acredita que os mais de US$ 3 milhões (aproximadamente R$ 12 milhões) que a ANFP desembolsa anualmente em salários para a comissão técnica são merecidos pelo grande desempenho do grupo liderado por Sampaoli, e argumentam que há uma pressão sendo feita para que o treinador campeão da Copa América de 2015 se demita.
Bielsa comandou o selecionado nacional do Chile durante 2007 e 2011, entretanto, não conseguiu a conquista de nenhum título. Foi eliminado duas vezes para o Brasil de Dunga: Nas quartas de final da Copa América de 2007 e nas oitavas da Copa do Mundo de 2010.