Alfredo Hawit (esq.) e Juan Angel Napout (dir.), foram suspensos nesta sexta-feira (Foto: AFP/ORLANDO SIERRA e NORBERTO DUARTE)
Liderado pelo alemão Hans-Joachim Eckert, o Comitê de Ética da Fifa suspendeu nesta sexta-feira os dois vice-presidentes da entidade, Juan Ángel Napout, também presidente da Conmebol, e Alfredo Hawit, presidente da Concacaf. Ambos estão proibidos de qualquer atividade relacionada a futebol por 90 dias.
Divulgado pelo departamento de justiça dos Estados Unidos nesta quinta-feira, ambos estão envolvidos em escândalos de extorsão, conspiração e corrupção. Baseado nas denúncias, Cornel Borbély, líder do braço investigatório do Comitê fez a requisição para banir Napout e Hawit, que foi aceita.
Loretta Lynch, procuradora-geral dos Estados Unidos também afirmou que mais dirigentes estão sendo investigados e, em breve, em conjunto com o FBI, irão anunciar mais nomes que devem ser indiciados. Ricardo Teixeira e Marco Polo del Nero são os mais recentes dirigentes brasileiros a entrarem na lista de cartolas envolvidos em corrupção.