Inglaterra homenageia França, mas vence amistoso em Wembley - Gazeta Esportiva
Inglaterra homenageia França, mas vence amistoso em Wembley

Inglaterra homenageia França, mas vence amistoso em Wembley

Gazeta Esportiva

Por Redação

17/11/2015 às 19:57 • Atualizado: 17/11/2015 às 20:10

São Paulo, SP

Com a bola rolando, a Inglaterra foi superior e bateu a França por 2 a 0, com gols de Alli e Rooney (foto: Ian Kington/AFP)
Com a bola rolando, a Inglaterra foi superior e bateu a França por 2 a 0, com gols de Alli e Rooney (foto: Ian Kington/AFP)


Quatro dias após os ataques a Paris que abalaram o mundo, a seleção francesa, que disputava amistoso contra a Alemanha durante o acontecimento, voltou a campo. Como visitante, a França foi recebida com diversas homenagens nesta terça-feira, mas acabou derrotada por 2 a 0 pela Inglaterra, em Wembley, com gols de Dele Alli e Wayne Rooney.

Ambas as equipes se classificaram tranquilamente à Eurocopa de 2016, prevista para acontecer em território francês, sendo que os britânicos são cabeças de chave. Preparando-se para a competição, os comandados do técnico Roy Hodgson vinham de derrota por 2 a 0 para a Espanha na última sexta-feira, enquanto, no mesmo dia, Pogba e companhia construíram placar igual sobre a Alemanha.

Mas alguns dos grandes momentos da partida aconteceram fora das quatro linhas. Desde antes da abertura dos portões, o tradicional estádio britânico estava pintado com as cores da bandeira da França, além de estampar o lema da Revolução Francesa em seus leds: “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”.

Apesar da rivalidade histórica entre os dois países, tanto no âmbito esportivo quanto na política, boa parte da torcida inglesa chegou a cantar o hino francês, cuja letra foi exibida nos telões, antes da partida. Além disso, o príncipe William e o primeiro-ministro David Cameron entraram em campo com flores azuis, brancas e vermelhas para completar a homenagem aos 129 mortos e 350 feridos nos ataques terroristas a Paris, realizados na última sexta-feira.

Dois atletas diretamente envolvidos com o trágico acontecimento estiveram em campo. Lass Diarra, meio-campista do Olympique de Marselha, teve uma prima sua morta durante os ataques, mas mesmo assim decidiu seguir com a seleção à Grã-Bretanha e entrou no segundo tempo da partida. Já Antoine Griezmann, atacante do Atlético de Madri que também saiu do banco após o intervalo, viveu momentos dramáticos na sexta-feira, pois sua irmã estava no Bataclan, casa de shows atingida pelos terroristas onde aproximadamente 100 pessoas foram mortas, mas ela conseguiu sair com vida do local.




O jogo - Após clima de emoção antes do apito inicial, o amistoso de fato começou em ritmo lento no gramado de Wembley. Trocando mais passes, os visitantes se faziam presentes no campo adversário, e o primeiro que tentou transformar a posse de bola em gol foi Gignac, que bateu forte da entrada da área e mandou para fora, rente à trave do goleiro Hart.

A primeira oportunidade adversária despertou os ingleses na partida, fazendo com que começassem a tomar mais iniciativas ofensivas, principalmente através do veloz Sterling. Com a dificuldade de superar a defesa adversária pelo meio, entretanto, os britânicos passaram a apostar nos cruzamentos na área, mas esbarraram em boas saídas do goleiro Lloris. Aos 28 minutos, ele quase escorregou ao tentar driblar o centroavante Harry Kane, mas conseguiu se recuperar no lance.

Dez minutos depois, a Inglaterra aproveitou o bom momento na partida para abrir o placar. Dele Alli, meia do Tottenham, recebeu de Rooney na intermediária e soltou uma pancada, que encontrou o ângulo direito e Lloris e colocou os donos da casa em vantagem. Aos 40, no entanto, o goleiro francês conseguiu intervir em finalização de Harry Kane, que conseguiu girar dentro da área e bateu forte, mas não superou seu companheiro de clube.

Ambas as equipes voltaram dos vestiários com modificações. Do lado da França, Matuidi saiu para a entrada de Pogba, enquanto Hart deu lugar a Butland na meta inglesa. Mas a dinâmica da partida pouco mudou e, ainda dominando a posse de bola, os britânicos aumentaram sua vantagem no placar logo aos dois minutos de bola rolando, quando Sterling recebeu de Alli na esquerda e cruzou bem para Rooney, que acertou um sem-pulo preciso para vencer Lorris e fazer 2 a 0.

Pouco depois, Kane quase repetiu Alli no primeiro gol e bateu forte da intermediária, mas a bola saiu tirando tinta da trave. Tentando reagir, a França teve mais duas alterações em seguida: Giroud entrou no lugar de Gignac e Diarra substituiu Cabaye. Pouco depois, Martial ainda deu sua vaga a Griezmann, e, na Inglaterra, que seguia melhor, Sterling saiu para a entrada de Lallana.

Mais alterações se seguiram, com ambos os treinadores fazendo testes já pensando na Eurocopa de 2016, e o ritmo da partida diminuiu. A França passou a ter mais iniciativa ofensiva, mas não mostrava inspiração e esbarrava na bem postada defesa britânica, não conseguindo mexer no placar.

Esvoláquia vence a Islândia, Polônia supera tchecos

Também no fim da tarde desta terça-feira, outros amistosos menos badalados aconteceram na Europa. Em casa, a Eslováquia venceu a Islândia por 3 a 1, com dois gols de Mak e um de Duris, enquanto Finnbogason marcou pelos visitantes.

Em outro duelo iniciado às 17h45 (de Brasília), a Polônia aproveitou a força de sua torcida para passar pela República Tcheca, sem muitas dificuldades, também por 3 a 1. Milik, Jodlowiec e Grosicki anotaram os tentos mandantes. Do lado tcheco, Krejc foi quem balançou as redes.

Conteúdo Patrocinado