Pela liderança, Porto e Benfica duelam no Estádio do Dragão - Gazeta Esportiva
Pela liderança, Porto e Benfica duelam no Estádio do Dragão

Pela liderança, Porto e Benfica duelam no Estádio do Dragão

Gazeta Esportiva

Por Redação

19/09/2015 às 20:00

São Paulo, SP

FC Porto's players warm up during a training session at the Olimpiysky stadium in Kiev on September 15, 2015, on the eve of the UEFA Champions league group G football match between FC Dynamo Kiev and FC Porto. AFP PHOTO / GENYA SAVILOV
"O Dragão também joga!". Porto aposta na força de sua torcida no Estádio do Dragão como o décimo segundo jogador da equipe (Foto: AFP/Genya Savilov)


A maior rivalidade do Campeonato Português estará em campo neste domingo, às 15h15 (de Brasília), quando Porto e Benfica fazem mais um empolgante clássico no Estádio do Dragão, pela quinta rodada da competição. O duelo será ainda mais importante para ambas às equipes por valer a liderança do torneio, atualmente dividida entre Porto e Sporting, ambos com dez pontos, um a mais que os benfiquistas.

FC Porto's head coach Julen Lopetegui plays the ball during a training session at the Olimpiysky stadium in Kiev on September 15, 2015, on the eve of the UEFA Champions league group G football match between FC Dynamo Kiev and FC Porto. AFP PHOTO/GENYA SAVILOV
Julen Lopetegui quer que o Porto se imponha jogando em casa (Foto: AFP/Genya Savilov)


Sobre atuar em casa, o técnico do Porto, Julen Lopetegui, espera tirar proveito do fator campo. “O Porto tem que procurar se impor jogando em casa. Mesmo respeitando demais o Benfica e a sua grandeza, vamos ter que procurar fazer por onde ganhar o duelo. Estamos focados na preparação de um jogo entusiasmante e de exigência máxima. O Dragão também joga!”, afirmou o treinador.

Já o mexicano Layún, cedido pelo Watford ao Porto, usou-se de um ditado de seu país para explicar a importância da partida. “A nível internacional sabemos da rivalidade entre os dois clubes. É um clássico e temos que ganhá-lo. Como se diz no México, estas partidas não se jogam, estas partidas se ganham. Sabemos que o Benfica joga bem, que tem bons jogadores. Portanto, teremos de ser uma equipe com atitude e muita entrega nesse jogo, para dar a vitória aos nossos torcedores.”

Do lado dos visitantes, o técnico Rui Vitória sabe que é necessário vencer os grandes jogos para ser campeão e não há nada melhor do que um triunfo sobre o maior rival para ultrapassá-lo na competição. “O Benfica tem por objetivo conquistar o título do Campeonato Português e sabe que para isso não vai poder ganhar apenas de rivais medianos. Vai precisar se impor contra os concorrentes diretos, diante daqueles que realmente vão brigar pelo título, que é o caso do Porto. O duelo deste domingo tem tudo para ser muito equilibrado pela qualidade das equipes e não vamos poder abrir mão de buscar a vitória.”

Pelo resultado positivo, Rui Vitória cobra uma postura ousada de sua equipe. “Quero que minha equipe tenha desde o começo uma postura agressiva, no melhor sentido da palavra. A ordem é tentar somar três pontos e ultrapassar esse adversário na tabela de classificação, mesmo que isso, neste momento da disputa, não represente grandes impactos. Esses pontos podem fazer diferença lá na frente. Com certeza farão”, analisou o comandante.

Benfica's Greek midfielder Andreas Samaris (2ndL) and teammates take part in a training session at Benfica's training grounds in Seixal, outskirts Lisbon, on September 14, 2015, on the eve of the UEFA Champions League Group C football match SL Benfica vs FC Astana. AFP PHOTO/ FRANCISCO LEONG
Benfica deve ter mais uma vez a presença de diversos brasileiros em campo para tentar conquistar a vitória fora de casa (Foto: AFP/Francisco Leong)


Na segunda-feira, o Sporting tenta aproveitar o choque direto entre os rivais, quando recebe o Nacional no Estádio José Alvalade, em Lisboa. Os visitantes somam seis pontos e aparecem apenas na parte intermediária da tabela de classificação.

Abaixo todos os confrontos programados para a quinta rodada do Campeonato Português, respeitando o horário de Brasília:

Sexta-feira
16h30 Vitória de Setúbal x Vitória de Guimarães

Sábado
12h Tondela x Estoril
16h45 Paços de Ferreira x Rio Ave

Domingo
12h União Madeira x Arouca
12h Académica x Boavista
15h15 Porto x Benfica

Segunda-feira
14h Belenenses x Moreirense
15h Braga x Marítimo
17h Sporting x Nacional

Conteúdo Patrocinado