Audiência que definirá futuro de Pistorius será no dia 18 de setembro - Gazeta Esportiva
Audiência que definirá futuro de Pistorius será no dia 18 de setembro

Audiência que definirá futuro de Pistorius será no dia 18 de setembro

Gazeta Esportiva

Por Redação

27/08/2015 às 13:41

São Paulo, SP

O caso de Oscar Pistorius ganhará um novo capítulo em breve. Impedido de cumprir o restante de sua pena em prisão domiciliar, o sul-africano terá seu pedido reavaliado pela Comissão de Justiça de Pistoria, em audiência marcada para 18 de setembro. A informação é da agência AFP. 

Após cumprir dez meses em cárcere privado, o paratleta, acusado de assassinar a namorada Reeva Steenkamp, deveria ter sido liberado na última sexta-feira para cumprir o restante da pena na luxuosa mansão de seu tio. Porém, o campeão paralímpico teve sua condicional revogada após a análise de um recurso apresentado por uma associação de mulheres da África do Sul, que defendia que sua soltura configuraria um "insulto a todas as mulheres".

Pistorius foi condenado a cinco anos de prisão por hominídio culposo (quando não há intenção de matar) por ter baleado Reeva em sua residência no início de 2013. Os advogados alegam que o campeão olímpico confundiu a modelo com um assaltante, versão aceita pela juíza Thokozile Masipa. Como a lei local permite que o detento bem comportado fique em prisão domiciliar após cumprir um sexto da pena, Pistorius pretendia passar os próximos anos confinado na luxuosa mansão de seu tio, mas teve o plano adiado. Três juízes participarão da comissão, que pode levar até quatro meses para chegar à decisão definitiva.

A inocência de Pistorius, contudo, será posta à prova novamente. Recentemente, os promotores do caso apelaram da decisão de Masipa e pediram a condenação por homicídio doloso, alegando que o sul-africano disparou quatro tiros e tinha, sim, a intenção de matar, fosse Reeva ou um invasor. Os documentos serão revistos pelo Conselho de Revisão de Liberdade Condicional e pela Supervisão Correcional e julgados em novembro. Caso seja condenado, Pistorius ficará preso por, no mínimo, 15 anos.

Pistorius terá seu pedido de prisão domiciliar revisado em setebro (foto: AFP)
Pistorius terá seu pedido de prisão domiciliar revisado em setebro (foto: AFP)

Conteúdo Patrocinado