Veja quem ganhou e quem perdeu espaço após o retorno de Ceni ao Tricolor
Por Redação
São Paulo, SPIgor Gomes é um caso simbólico. O meio-campista não era titular com Hernán Crespo, embora entrasse constantemente nos jogos, mas se tornou uma das primeiras opções de Rogério Ceni. O jovem revelado em Cotia agrada ao treinador por sua força física, leitura de jogo e comprometimento tático, contribuindo bastante na transição defensiva.
Igor Gomes disputou todos os 13 jogos de Rogério Ceni nesta segunda passagem pelo São Paulo. O único outro atleta do elenco que também participou de todos os compromissos do time sob o comando do treinador é Tiago Volpi, que não desfalcou o Tricolor em todo o Brasileirão.
Outro jogador que também se beneficiou da vinda de Rogério Ceni foi Reinaldo. O lateral-esquerdo, embora tenha terminado a temporada como líder de assistências do São Paulo, com 11 passes para gol, vinha revezando a titularidade com Welington. Em muitas das vezes, o jovem revelado em Cotia parecia estar à frente na disputa para figurar entre os 11 iniciais, mas foi o camisa 6 quem acabou se consolidando na posição após o retorno do ex-goleiro tricolor.
Da mesma forma que alguns nomes do elenco aproveitaram a vinda de Rogério Ceni para tentar ganhar espaço, outros acabaram tendo menos oportunidades desde a chegada do novo treinador. Léo é um exemplo disso. O zagueiro se acostumou a ser titular na defesa tricolor, jogando ao lado de Miranda e Arboleda, mas, gradativamente, as coisas começaram a mudar na reta final da temporada.
Léo começou a “Era Ceni” como titular, já que Arboleda estava defendendo a seleção equatoriana nas Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar. No terceiro jogo do novo treinador no São Paulo, entretanto, ele voltou para o banco de reservas.
Mas, o status de coadjuvante durou pouco. Tentando tornar a equipe mais versátil, Ceni apostou no esquema com três zagueiros após as primeiras partidas no comando do São Paulo e, com isso, Léo voltou a ser titular. No entanto, quando o time jogava com uma linha defensiva composta por quatro atletas, Arboleda e Miranda foram as primeiras escolhas.
De férias, o elenco do São Paulo se reapresenta no dia 10 de janeiro. Como a estreia do Campeonato Paulista está marcada para o dia 26 do mesmo mês, Rogério Ceni terá apenas duas semanas de pré-temporada. O período é curto, mas fundamental para que os atletas convençam o treinador que merecem chances na equipe.