De contrato renovado, Zé Roberto promete encerrar a carreira em 2017
Por Edoardo Ghirotto
São Paulo, SPO lateral esquerdo Zé Roberto garantiu que 2017 será o último ano de sua carreira. De contrato renovado com o Palmeiras até o final da próxima temporada, o atleta de 42 anos disse ter se surpreendido com a longevidade de sua trajetória profissional. Mas assegurou que nada o fará prolongar o vínculo por mais uma vez.
A renovação contratual levará Zé Roberto para o seu terceiro ano no Palmeiras. Ele concordou em permanecer no clube em 2017 para buscar o título da Copa Libertadores. O veterano nunca ergueu um troféu continental por um time brasileiro.
"Com certeza este será o meu último ano, embora eu já esteja falando isso há oito anos. Lembro que voltei para o Brasil dizendo que jogaria no máximo dois anos antes de encerrar a carreira. Confesso que eu me surpreendi com essa longevidade. As coisas foram acontecendo de forma que me senti motivado para continuar", afirmou Zé Roberto.
"Terminei o ano com mais um título, então é um incentivo para dar continuidade à carreira. Até porque a minha condição física permite que isso aconteça. Vou jogar mais um ano e espero que 2017 seja tão bom quanto o ano que passou. Encerrarei esse ciclo de três anos no Palmeiras, que foi um clube que me identifiquei muito rápido e entrei para a sua história", acrescentou.
Zé Roberto chegou ao Palmeiras como um dos principais reforços do processo de reconstrução iniciado em 2015. O jogador ganhou o carinho da torcida ao proferir um discurso no vestiário do Palestra Itália, antes da estreia no Paulistão daquele ano, em que prometia resgatar a grandeza do clube. Desde então ele passou a ser chamado de 'Animal' pelos torcedores.
Além do espírito de liderança, Zé Roberto impressionou pelo vigor físico e participou ativamente das conquistas da Copa do Brasil de 2015 e do Brasileirão deste ano. Ele esteve em 27 das 38 partidas que o clube disputou na campanha do eneacampeonato nacional.
Para 2017, Zé Roberto evita traçar um planejamento objetivo e diz querer aproveitar os dias de férias que tem pela frente. "Tivemos um ano puxado, então nada melhor do que descansar para voltar 100% no próximo ano", afirmou.
O veterano garante, no entanto, que o torcedor tem o direito de criar expectativas quanto ao time que será comandado pelo técnico Eduardo Baptista. "Com certeza o Palmeiras seguirá em busca de títulos", concluiu.