Corinthians lança campanha ‘religiosa’ com expressões de Sócrates
Por Tiago Salazar
São Paulo, SPO trabalho é desenvolvido pela agência F/Nazca Saatchi & Saatchi, empresa responsável também pela "República Popular do Corinthians", em 2010, e "Epidemia Corinthiana", em 2012.
No filme, Sócrates é o destaque. As expressões verbais e gestuais do Doutor foram utilizadas para fazer o elo com as imagens. Imagens essas que podem gerar certo incômodo em quem assiste por usar símbolos religiosos.
A narrativa usa frases bastante famosas ditas pelo líder da Democracia Corinthiana, do início dos anos 80, que aliás completaria 65 anos nesta terça-feira.
“O Corinthians é muito mais que um clube de futebol. O Corinthians é uma religião, uma grande nação, mas muito mais que isso, o Corinthians é uma voz” (...) “O Corinthians é uma força, uma forma de expressão que a sua população tem (...) “A torcida corintiana usa o seu clube, o seu time, a sua expressão física como forma de contestação de tudo aquilo que não lhes é dado de direito”.
Além das imagens religiosas, das simbologias e de Sócrates, o filme oficial da campanha “Corinthianismo” foca nos piores momentos da história do clube, como o rebaixamento à Série B no Campeonato Brasileiro, a queda na Pré-Libertadores e os 22 anos sem título, para em seguida clamar pela superação com os títulos de 77, os dois Mundiais, a Libertadores e o Hepta Brasileiro.