Destaques
Futebol
Times
+Esportes
Blogs

Copa Sul-Americana

Norberto Tomaghello | 20/02/2019
Notícia
Escalações
Narração
Futebol/Copa Sul-Americana

Erik brilha e Botafogo garante a vaga na Copa Sul-Americana

20/02 23:33 — 21/02 00:17
Equipe da Estrela Solitária garantiu vaga na competição internacional (Foto: JAVIER GONZALEZ TOLEDO / AFP)

O Botafogo garantiu a vaga para a segunda fase da Copa Sul-Americana ao derrotar o Defensa Y Justicia da Argentina por 3 a 0, em partida disputada na noite desta quarta-feira, no estádio Norberto Tomaghello. O atacante Erik, que já havia marcado o gol da vitória na partida de ida, no Engenhão, voltou a ser o destaque do time carioca, marcando duas vezes. Alex Santana, em belo chute do meio-campo, definiu o resultado a favor do Alvinegro de General Severiano. O gol de Alex Santana foi aplaudido, inclusive, pela torcida argentina.

Apesar de pressionado durante a maior parte do jogo, o Botafogo soube se defender com eficiência e criar condições para decidir a partida, até com certa facilidade. A partir da metade do segundo tempo, a equipe dirigida por Zé Ricardo passou a atuar com dez jogadores porque o lateral Marcinho foi expulso, quando vencia por 1 a 0, mas não perdeu a serenidade e ainda ampliou a vantagem diante de um adversário desesperado.

O jogo – O Defensa y Justicia começou a partida no ataque, tentando descontar a vantagem da equipe brasileira, logo no início. Antes do primeiro minuto, Barboza, de cabeça, levou perigo ao gol defendido por Gatito Fernández.
Aos sete minutos, o lateral-esquerdo Delgado se livrou com facilidade de Erik e cruzou na área para a a cabeçada de Castro, mas o jogador do time argentino mandou a bola para fora.

Sufocado pela pressão da equipe portenha, o Botafogo não conseguia se organizar para chegar ao ataque. Aos dez minutos, em outra cabeçada, Delgado mandou para o gol, mas a bola acabou nas mãos de Gatito. Um minuto depois, Marcinho falhou e Gatito precisou se virar para evitar que a bola entrasse.

Erik foi o principal personagem da partida (Foto: JAVIER GONZALEZ TOLEDO/AFP)

Os zagueiros alvinegros tinham muito trabalho para rebater as bolas lançadas pelos argentinos na área da equipe dirigida por Zé Ricardo. Aos 17 minutos, Gatito Fernández evitou o gol argentino ao espalmar para escanteio um chute forte de Alexis Castro. Com 20 minutos de jogo, o Botafogo não tinha criado uma só jogada de ataque e se limitava a tentar evitar que o Defensa marcasse.

Só aos 26 minutos é que o Botafogo criou a primeira jogada de perigo em cobrança de falta, mas o cruzamento de Luiz Fernando foi parar nas mãos do goleiro Unsain.

Aos 30, foi a vez do zagueiro Gabriel bloquear uma conclusão perigosa de Martinez. Os jogadores argentinos pediram a marcação de pênalti, alegando que a bola havia batido na mão do jogador alvinegro.

Dois minutos depois, o Botafogo criou a primeira grande chance para marcar. Rodrigo Pimpão cruzou e Kieza desviou de joelho, mas a bola saiu bem perto da trave defendida por Unsain.

Aos 42 minutos, Alexis Castro, o mais habilidoso da equipe, cruzou para a área. Gatito Fernandez não conseguiu desviar, mas não apareceu nenhum jogador argentino para completar a jogada.

Nos acréscimos do primeiro tempo, o time da casa aumentou a pressão e Gabriel aliviou o perigo, quando Gatito já estava fora do gol e sem chances de intervir na jogada.

O Botafogo voltou sem mudanças para o segundo tempo. E o panorama do primeiro tempo se repetiu nos primeiros minutos. O Defensa todo no ataque e o Alvinegro carioca recuado, mantendo apenas o atacante Kieza entre os zagueiros argentinos. Aos seis minutos, Aliseda recebeu na direita, se livrou de Jonathan e bateu por cima do gol defendido por Gatito.

Um minuto depois, no primeiro ataque do segundo tempo, o Botafogo marcou o primeiro gol. O atacante Erik recebeu grande lançamento de Jean, ganhou da zaga na velocidade e bateu na saída do goleiro Unsain.

O técnico da equipe argentina decidiu tornar sua equipe mais ofensiva e colocou o atacante Nicolás Fernandez na vaga do lateral-esquerdo Delgado. E, na primeira participação, Nicolás perdeu uma grande chance para empatar, ao receber livre na pequena área e bater para fora, frustrando a torcida que está pronta para festejar.

A partir dos 23 minutos, o Botafogo passou a jogar com um homem a menos. O lateral-direito Marcinho deixou o braço no rosto de um adversário e recebeu cartão vermelho.

Para tentar arrumar o sistema defensivo, Zé Ricardo colocou Helerson formando a dupla de zaga com Gabriel e deslocou Marcelo Benevenuto para a lateral direita. Kieza deixou o campo e apenas Erik ficou numa posição mais avançada.

Aos 29 minutos, mesmo inferiorizado numericamente, o Botafogo ampliou a vantagem. Rodrigo Pimpão recebeu na área e foi derrubado por Leonel Miranda. Pênalti que Erik converteu, batendo no canto esquerdo, sem chances para o goleiro Unsain.

Aos 35 minutos, o meia Alex Santana percebeu o goleiro Unsain adiantado e mandou por cobertura para marcar o terceiro gol. Santana foi muito festejado pelos companheiros pela bonita conclusão.

FICHA TÉCNICA
DEFENSA Y JUSTICIA-ARG 0 X 3 BOTAFOGO-BRA

Local: Estádio Norberto Tomaghello, em Florencio Varela (Argentina)
Data: 20 de fevereiro de 2019 (Quarta-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Diego Haro (Peru)
Assistentes: Jonny Bossio (Peru) e Jesus Sanchez (Peru)
Cartão Amarelo: Alexis Castro, Barboza, Nicolás Fernandez(Def); Luiz Fernando, Jean, Gatito Fernández, Rodrigo Pimpão(Bota)
Cartão Vermelho: Marcinho(Bota)
Gols:
BOTAFOGO: Erik, aos sete e 29 minutos e Alex Santana, aos 35 minutos do segundo tempo

DEFENSA Y JUSTICIA: Unsain, Tripichio, Martinez, Barboza e Delgado(Nicolás Fernandez); Villarruel(Leonel Miranda), Blanco, Alexis Castro e Merlini(Matias Rojas); Aliseda e Fernando Márquez
Técnico: Sebastián Beccacece

BOTAFOGO: Gatito Fernández, Marcinho, Marcelo Benevenuto, Gabriel e Jonathan(Gilson); Jean, Alex Santana e Luiz Fernando: Rodrigo Pimpão, Erik e Kieza(Helerson)
Técnico: Zé Ricardo

Escalação
Defensa y Justicia

Gol Ezequiel Unsain


Zag Alexander Barboza


Zag Lisandro Martínez


Lat Rafael Delgado


Mei Nicolás Fernández


Lat Nicolás Tripichio


Vol Alexis Castro


Vol Lucas Villarruel


Vol Leonel Miranda


Mei Ignacio Aliseda


Mei Domingo Blanco


Mei Bautista Merlini


Mei Matías Rojas


Ata Fernando Márquez


Tec - Sebastián Beccacece
Botafogo

Gatito Fernandez Gol


Marcinho Lat


Gabriel Zag


Marcelo Benevenuto Zag


Jonathan Lat


Gilson Lat


Jean Vol


Alex Santana Vol


Luiz Fernando Mei


Leonardo Valencia Mei


Kieza Ata


Helerson Mateus Lat


Erik Ata


Rodrigo Pimpão Ata


Zé Ricardo - Tec
Fim

2ºT

APITA O ÁRBITRO!!! O BOTAFOGO FAZ UM GRANDE JOGO E GANHA POR 3X0 DO DEFENSA Y JUSTICIA NA ARGENTINA!!
43'

2ºT

Blanco recebe na entrada da área, tira de Jean e chuta forte, mas a bola vai por cima do gol!
41'

2ºT

Gilson arranca pela esquerda, atravessa todo o campo e invade a grande área do adversário, mas erra feio na finalização e a bola sia pela linha de fundo sem perigo para o goleiro Unsain
39'

2ºT

Botafogo toca a bola no campo de defesa esperando pelo apito final, Defensa y Justicia ainda busca o gol de honra
37'

2ºT

PARA SELAR A CLASSIFICAÇÃO!!! Alex Santana arrisca da linha do meio de campo, o goleiro Unsain estava adiantado e o Botafogo dá um passe enorme rumo a proxima fase da competição!!!
36'

2ºT

GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLL DO BOTAFOGO!!! ALEX SANTANA MARCA UM GOLAÇO!!!
34'

2ºT

Defensa y Justicia continua tentando pressionar, mas agora o sem muita esperança e o Botafogo se segura no campo de defesa
32'

2ºT

Leonardo Valencia
Luiz Fernando
30'

2ºT

Sem pressão na cobrança de pênalti, Erik bate bem no canto esquerdo, o goleiro Unsain pula para o lado errado e toma o segundo gol!!
29'

2ºT

GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLL DO BOTAFOGO!!! MAIS UM DE ERIK!!
28'

2ºT

PÊNALTI PARA O BOTAFOGO!!!! Pimpão recebe de Luiz Fernando e é derrubado dentro da área por Miranda!!
27'

2ºT

Helerson Mateus
Kieza
25'

2ºT

AMARELO!!! Nicolas Fernández recebe o cartão por reclamação!!
24'

2ºT

EXPULSO!!! Marcinho comete falta muito dura em Alexis Castro e recebe o cartão vermelho direto!!
23'

2ºT

IMPEDIDO!!! Nicolas Fernández recebe de Barboza, faz o gol, mas estava em posição irregular!
22'

2ºT

AMARELO!!! Rodrigo Pimpão recebe o cartão por falta em Martínez na intermediária!
20'

2ºT

ATENDIMENTO!!! Martínez se choca com Kieza e fica caido com dores na cabeça
19'

2ºT

AMARELO!!! Kieza recebe o cartão por falta dura em Barboza!!
18'

2ºT

AMARELO!!! Tripichio recebe o cartão!!
17'

2ºT

Gilson
Jonathan
16'

2ºT

ATENDIMENTO!!! Jonathan desaba no chão e sai do campo de maca!
15'

2ºT

UUUUUH!! Barboza arrisca de muito longe, a bola pega efeito e quase surpreende Gatito Fernández, mas o goleiro do Botafogo consegue jogar para escanteio!
13'

2ºT

Nicolás Fernández
Rafael Delgado
11'

2ºT

IMPEDIDO!!! Blanco recebe bom passe de Miranda, mas estava em posição irregular!
09'

2ºT

Matías Rojas
Bautista Merlini
07'

2ºT

Grande lançamento de Jean do campo de defesa, Erik domina já em velocidade, invade a grande área e coloca o Botafogo ainda mais perto da próxima fase!!
06'

2ºT

GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLL DO BOTAFOGO!!! ERIK ABRE O PLACAR!!!
05'

2ºT

AMARELO!!! Marcinho recebe o cartão por demora na cobrança de lateral
03'

2ºT

Erik tenta arrancar pelo meio, mas Miranda comete falta, jogadores do Botafogo pedem cartão, mas juiz fica só na bronca
01'

2ºT

Leonel Miranda
Lucas Villarruel
Início

2ºT

APITA O ÁRBITRO!! COMEÇA A ETAPA FINAL!!
Fim

1ºT

APITA O ÁRBITRO!!! FINAL DO PRIMEIRO TEMPO NA ARGENTINA!
46'

1ºT

Pimpão recebe belo lançamento de Jean, domina na direita, mas Villarruel chega firme e desarma o atacante do Botafogo!!
45'

1ºT

ACRÉSCIMOS!! Vamos ter mais três minutos de jogo!!
43'

1ºT

Defensa y Justicia continua com a pressão nos minutos finais do primeiro tempo, resultado atual dá a classificação ao Botafogo!!
41'

1ºT

AMARELO!!! Barboza recebe o cartão por falta dura na intermediária!
39'

1ºT

AMARELO!!! Gatito Fernández recebe o cartão por demora na cobrança do tiro de meta
37'

1ºT

Castro cobra forte falta, mas a bola explode em Jean que fica caido no chão!
35'

1ºT

Merlini toca para Delgado na esquerda, ele cruza de primeira, mas Jean sobe e afasta, a bola fica com Blanco na entrada da área e Luiz Fernando acaba cometendo uma falta que pode levar perigo!
33'

1ºT

Botafogo com muitas dificuldades no primeiro tempo para ameaçar o goleiro do Defensa y Justicia, equipe argentina pressionando bastante em busca do gol
31'

1ºT

Pimpão cruza da direita, Kieza tenta desviar, mas a bola bate em Barboza e sai pela linha de fundo
29'

1ºT

Merlini avança pela esquerda, Gabriel firme na marcação afasta o perigo!
27'

1ºT

AMARELO!! Castro faz falta dura em Alex Santana e recebe o cartão!!
25'

1ºT

AMARELO!!! Jean recebe o cartão por entrada dura em Merlini na intermediária!
23'

1ºT

ATENDIMENTO!!! Luiz Fernando fica caido no chão e sai de campo com a ajuda dos médicos!
21'

1ºT

AMARELO!!! Luiz Fernando recebe o primeiro cartão da partida por falta em Villarruel
19'

1ºT

Luiz Fernando rouba a bola no meio, tenta avançar pela direita, mas acaba cercado por três marcadores e perde a bola
17'

1ºT

Delgado faz lindo toque para Castro que recebe dentro da área, gira e chuta para o gol, mas Gatito Fernández faz mais uma defesa
15'

1ºT

IMPEDIDO!!! Tripichio recebe dentro da área, mas estava em posição irregular!!
13'

1ºT

Castro rouba a bola no meio, avança e arrisca da entrada da área, a bola desvia em Marcelo Benevenuto e quase tira Gatito Fernández da jogada, mas o goleiro do Botafogo consegue fazer a defesa
11'

1ºT

Botafogo consegue pela primeira vez trocar passes no campo de ataque, e Martínez para a jogada com falta em Alex Santana na intermediária
09'

1ºT

Tripichio faz boa jogada pela direita com Aliseda, tenta cruza para dentro da área, mas é bloqueado por Gabriel
07'

1ºT

UUUUUUUHHH!!! Delgado faz lindo corte em cima de Erik pela esquerda, manda para dentro da área e Castro desvia de cabeça, e a bola sai tirando tinta da trave!!
05'

1ºT

Castro faz boa tabela com Merlini na esquerda, cruza para dentro da área buscando Márquez, mas Gatito aparece bem mais um vez e interceptando o cruzamento!
03'

1ºT

Equipe do Defensa y Justicia pressionando nos primeiros minutos de jogo
01'

1ºT

Merlini lança bem para Márquez na direita, ele tenta cruzar, mas Gatito Fernández faz a defesa no primeiro ataque do Defensa y Justicia
Início

1ºT

APITA O ÁRBITRO!!! COMEÇA O JOGO!!!
PRÉ-JOGO
PJ
Após ter vencido o primeiro jogo no Engenhão por 1x0, o Botafogo vai agora até o estádio Norberto "Tito" Tomaghello, na Argentina, encarar o Defensa y Justicia buscando apenas um empate para garantir a classificação
PJ
BOA NOITE!!! Hoje vamos acompanhar a partida entre Defensa y Justicia e Botafogo, válida pela primeira fase da Copa Sul-Americana!!