Zagueiro de 18 anos será o capitão e principal nome do Verdão na Copinha - Gazeta Esportiva
Zagueiro de 18 anos será o capitão e principal nome do Verdão na Copinha

Zagueiro de 18 anos será o capitão e principal nome do Verdão na Copinha

Gazeta Esportiva

Por Edoardo Ghirotto

29/12/2015 às 15:59

São Paulo, SP

Augusto mostrou personalidade ao abordar a chance de título do Palmeiras na Copinha (Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)
Augusto mostrou personalidade ao abordar as chances de título do Palmeiras na Copinha (Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)


O Palmeiras iniciará a busca pelo título inédito da Copa São Paulo de Juniores com um aspirante a líder na dupla de zaga titular. Augusto de Souza Silva, de apenas 18 anos, é capitão do time sub-20 e uma das principais promessas do Verdão para os próximos anos. O defensor de 1,86m já foi relacionado para a equipe principal no duelo contra o Coritiba, válido pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro, e conversou com os atletas mais velhos para obter dicas para sua carreira. A bagagem acumulada no curto período entre os profissionais é suficiente para Augusto aconselhar seus companheiros de equipe na preparação para a Copinha.

"Chego agora no sub-20 com mais tranquilidade e paciência. Vi no profissional o que é bom e sei que eu posso chegar lá", disse o zagueiro, que é amigo dos jovens palmeirenses promovidos nesse ano ao time principal. Ele afirma que as chances dadas a Gabriel Jesus, Matheus Sales, João Pedro e Lucas Taylor são uma motivação extra para os atletas que disputarão a Copinha.

"É muito bom ter essa integração. Todos são meus amigos e fico feliz por saber que chegaram bem, atuando bem nos seus jogos e sempre dando o máximo em campo. É algo que tento passar para os companheiros de time. Falo que se os outros chegaram [no profissional], não existe nenhuma bola de cristal para dizer que não teremos essa chance. É só trabalharmos. Todo mundo aqui têm potencial", acrescentou o jovem.

Desenvolto em uma de suas primeiras entrevistas coletivas, Augusto deixou transparecer a postura de capitão que exerce nas quatro linhas. A liderança dentro do elenco ficou evidente quando o zagueiro comentou sobre a situação de jogadores que terão o contrato encerrado com o Palmeiras no dia 31 de janeiro - seis dias após o encerramento da Copinha. "Eles sempre querem o melhor. E estar no Palmeiras é algo grandioso. Eles tentam me pedir alguns conselhos quando conversamos e eu tento passar tranquilidade para todos. Creio que todos podem dar certo [no Palmeiras]", disse.

Quando esteve no profissional, Augusto dividiu quarto com o volante Andre Girotto e interagiu com Egídio, Jackson, Amaral e Alecsandro. Ele também conversou reservadamente com Zé Roberto, capitão do time principal, sobre a chance de ser relacionado para um jogo do Verdão. O zagueiro diz ter ficado "espantado" com a franqueza do veterano e promete usar os conselhos transmitidos por ele para manter os demais jogadores do sub-20 concentrados na disputa do inédito troféu da Copinha. A estreia alviverde ocorrerá no dia 3 de janeiro, contra o Sampaio Corrêa, no estádio Mário Martins Pereira, em São José dos Campos.

"Não encaro [o ineditismo do título] como uma pressão ou um peso. O Zé Roberto disse no começo do ano que o Palmeiras é grande. E isso será um peso bom que levarei comigo. Se formos campeões, vamos fazer história. E fazer história num clube como o Palmeiras é algo único", concluiu.

Conteúdo Patrocinado