Caçula, "Neymar do Verdão" já aconselhou G. Jesus sobre Seleção - Gazeta Esportiva
Caçula, "Neymar do Verdão" já aconselhou G. Jesus sobre Seleção

Caçula, "Neymar do Verdão" já aconselhou G. Jesus sobre Seleção

Gazeta Esportiva

Por Edoardo Ghirotto

01/01/2016 às 08:30

São Paulo, SP

Vitinho (à dir.) é camisa 10 da Seleção sub-17 e diz se espelhar no futebol de Neymar (Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)
Vitinho (à dir.) é camisa 10 da Seleção sub-17 e diz se espelhar no futebol de Neymar (Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)


Os 17 anos de Victor Hugo Santana Carvalho não devem enganar o torcedor palmeirense que assistir aos jogos da equipe na Copa São Paulo de Juniores. Conhecido no sub-20 como Vitinho, o meio-campista ostenta um penteado semelhante aos que eram usados por Neymar e uma série de convocações para as categorias de base da Seleção Brasileira. A experiência acumulada por Vitinho em tão pouco tempo fez com que até o atacante Gabriel Jesus, xodó da torcida entre os profissionais, fosse pedir conselhos a ele sobre a atmosfera que envolvia o time canarinho.

"Fui bem jovem para a Seleção e cheguei a jogar pelo sub-15. Quando eu fui convocado, o Gabriel Jesus e o João Pedro [lateral direito] ainda não tinham sido chamados. O Gabriel Jesus chegou até a me perguntar como era atuar pela Seleção. E eu pude dar alguns conselhos para ele. Falei que era tranquilo e que era maravilhoso vestir aquela camisa. Depois ele soube aproveitar a oportunidade que teve e por isso alcançou o lugar em que está hoje. Já eu estou procurando o meu espaço", disse o jovem palmeirense.

Gabriel Jesus foi um dos destaques da Seleção sub-20 que disputou o Mundial da categoria em Auckland, capital da Nova Zelândia, em junho. O time foi até a final do torneio, mas perdeu por 2 a 1 da Sérvia na decisão. Além do atacante palmeirense, o lateral direito João Pedro jogou a competição como titular e teve boas atuações.

Vitinho é o atual camisa 10 da Seleção sub-17 e foi campeão da Suwon Continental Cup, realizada na Coreia do Sul, em setembro. Ele também conquistou o título do Torneio Banyoles, na Espanha, em abril de 2014, e teve participação nas campanhas do time canarinho na Copa Internacional do Mediterrâneo e no Torneio das Nações, na Itália. "Fui convocado algumas vezes e consegui aproveitar as oportunidades que tive. A camisa do Palmeiras é grande, assim como a da Seleção também é. Só quero mostrar meu futebol sem peso nas pernas, sem peso no corpo. Quero jogar leve", disse.

O meia é o atleta mais novo do elenco sub-20 do Verdão. Assim como ocorreu com Gabriel Jesus, Vitinho também é procurado pelos companheiros mais velhos para falar sobre a sua vivência no futebol. "Cada um tem uma responsabilidade grande dentro do grupo. Eles me perguntam muitas coisas, mas eu também procuro os outros. Cada um tenta passar coisas positivas para o grupo ir mais longe", afirmou.

O meia, que diz se espelhar no estilo de jogo de Neymar, Ronaldinho Gaúcho e do próprio Gabriel Jesus, agora quer ajudar o Palmeiras a conquistar o título inédito da Copinha e subir para o profissional. "Estou trabalhando forte para mostrar o meu futebol para a torcida e subir logo para o time principal. O título será um passo importante para isso. E o grupo está forte e unido para buscar o troféu. Quero cair na graça dos torcedores logo e dar muitas alegrias a eles para as coisas acontecerem melhor", disse Vitinho, antes de mandar um recado confiante à torcida que só acompanha a equipe profissional. "Já já eu estou aí".

Conteúdo Patrocinado