Secretário-geral da CBF diz que finais dos estaduais serão "prioritárias" - Gazeta Esportiva
Secretário-geral da CBF diz que finais dos estaduais serão "prioritárias"

Secretário-geral da CBF diz que finais dos estaduais serão "prioritárias"

Gazeta Esportiva

Por Redação

19/07/2020 às 22:20 • Atualizado: 19/07/2020 às 22:43

São Paulo, SP

Com o início do Campeonato Brasileiro marcado para o final de semana de 8 e 9 de agosto, após a paralisação do futebol devido à pandemia do novo coronavírus, há um conflito de datas com a final do Campeonato Paulista, agendada também para o dia 8. No entanto, segundo Walter Feldman, secretário-geral da CBF, a entidade vê as decisões dos torneios estaduais como "prioritárias" nessa situação.



"Tivemos muito receio de apresentar a data, mas os clubes disseram: 'Olha, tem que ter uma data, gostaríamos de ter um planejamento'. E tem esse conflito entre as finais dos estaduais e o início do Brasileirão. A nossa flexibilidade é mínima, mas para as finais nós encontraremos um caminho de tal forma que a final do campeonato estadual seja prioritária em relação a qualquer jogo do Campeonato Brasileiro", disse Feldman em participação no programa Mesa Redonda, da TV Gazeta.

Na última terça-feira, a CBF divulgou a nova tabela básica do Brasileirão sem os locais das partidas estabelecidos. De acordo com o secretário-geral, a definição de onde serão disputadas as rodadas iniciais ainda depende da aprovação das autoridades de saúde.

"Nós estamos nessa fase de preparação. Anunciamos a data, o calendário ainda parcial, com as competições mais importantes, agora a tabela. Daqui a pouco a gente anuncia os locais, até porque ainda precisamos a autorização dos órgãos de saúde das cidades e dos estados", declarou.

Walter Feldman participou do programa Mesa Redonda, da TV Gazeta, neste domingo (Foto: Mauro Horita/CBF)


Perguntado sobre a volta do futebol ainda sem a queda no número de novos mortos e infectados pela doença por dia, Walter Feldman afirmou que a entidade agiu com "responsabilidade" e preparou um protocolo de retorno "sensato".

"Nós tivemos uma responsabilidade, eu diria nacional, de paralisar todo o futebol. A partir daí, construímos o protocolo e o guia médico de retorno ouvindo todos os médicos do futebol brasileiro, infectologistas, epidemiologistas, Ministério da Saúde... E preparamos algo que, na nossa avaliação, é uma proposta de retorno muito sensata. Demos 45 dias, quase o dobro daquilo que foi dado nos campeonatos europeus, para nos prepararmos. Se, por acaso, as coisas se agravarem nesse período, temos a sensibilidade de fazer uma reanálise, sempre junto com as federações e os clubes, para tomar as medidas alternativas. Mas, a nossa avaliação é de que haverá um processo de queda da pandemia. Nesse momento, acreditamos seriamente que os campeonatos brasileiros podem começar", explicou.




O secretário-geral da CBF completou dizendo que a entidade brasileira vem conversando com a Conmebol para alinhar também as retomadas das competições sul-americanas. Segundo ele, as partes se acertaram para que haja uma "perfeita sintonia" entre o calendário brasileiro e a conclusão da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana.

"(O alinhamento com a Conmebol) é muito grande. Conseguimos construir nesse período uma relação extraordinária entre o presidente Caboclo e a Fifa, uma relação muito direta com o presidente Infantino e com Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol. Desde que estávamos pensando em anunciar a volta dos campeonatos brasileiros, já articulamos tanto com o presidente Alejandro quanto com o secretário-geral José Astigarraga. A Conmebol nos ouviu com muita atenção, dada a importância do Brasil no cenário da América do Sul. E eu diria que está muito acertado para que a gente complete o calendário brasileiro e tenha uma perfeita sintonia com a Libertadores e a Copa Sul-Americana", concluiu.

Conteúdo Patrocinado