Em caso de "transfer ban", Corinthians terá menos de 15 dias para contratar atletas - Gazeta Esportiva
Em caso de "transfer ban", Corinthians terá menos de 15 dias para contratar atletas

Em caso de "transfer ban", Corinthians terá menos de 15 dias para contratar atletas

Gazeta Esportiva

Por Redação

18/06/2022 às 06:00

São Paulo, SP

O Corinthians precisará correr contra o tempo caso a Fifa aplique o “transfer ban”, o pior dos cenários possíveis diante da situação envolvendo o clube, o centroavante Jô e o Nagoya Grampus, do Japão. Isso porque o Alvinegro teria menos de 15 dias para contratar atletas se essa situação, de fato, chegar a acontecer.

Na última sexta-feira, a entidade máxima do futebol condenou o Corinthians e o ex-jogador do Timão a pagarem uma multa de 2,6 milhões de dólares (cerca de R$ 13,3 milhões na cotação atual) ao clube japonês por conta de uma rescisão em 2020. Saiba todos os detalhes aqui.

A data-limite para o pagamento do valor é 45 dias e, durante esse período, a intenção do Corinthians é procurar por Jô e Nagoya em busca de um acordo, que pode envolver desde parcelamento, até inclusão de jogadores para abatimento da dívida.

No entanto, caso uma solução não seja encontrada entre as partes, a Fifa pode aplicar o “transfer ban”, ou seja, uma punição que impede o registro de novos atletas nas competições que disputa - neste momento, são Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Libertadores.

Se isso acontecesse agora, por exemplo, o Timão só poderia disputar as três competições com o elenco que tem em mãos, considerado “curto” pelo técnico Vítor Pereira e com diversos jogadores no departamento médico, casos de Fagner, João Victor, Maycon e Paulinho.




Supondo que o cenário daqui a 45 dias seja o pior, ou seja, com a aplicação de “transfer ban”, o Timão precisaria correr contra o tempo para conseguir inscrever atletas até a data-limite, dentro da janela de transferências do mercado brasileiro neste meio do ano.

O mercado da bola no Brasil abrirá no dia 18 de julho e irá até 15 de agosto. Se contada a decisão da Fifa a partir do dia 17 de junho, última sexta-feira, o clube teria apenas 13 dias para contratar e inscrever atletas, ou seja, do início da janela (18 de julho) até a data-limite para o pagamento ao Nagoya Grampus/possível “transfer ban” (31 de julho).

Aqui leva-se em conta, é claro, 13 dias "inteiros", sem as eventuais burocracias de inscrição e negociação que poderiam atrapalhar possíveis acordos entre Corinthians, clubes e atletas. Além disso, é válido lembrar que as negociações com jogadores e empresários acontecem também fora da janela de transferências, somente com a regularização ocorrendo no período.

Veja abaixo uma linha do tempo:

17 de junho - Decisão da Fifa condena Corinthians e Jô a pagarem Nagoya Grampus
18 de julho - Abertura da janela de transferências no Brasil
31 de julho - Término do limite para pagamento ao Nagoya Grampus; possibilidade de “transfer ban” no Corinthians e, se aplicado, último dia para inscrição de jogadores
15 de agosto - Fechamento da janela de transferências no Brasil

O presidente Duilio Monteiro Alves, em entrevista recente, disse que a posição de centroavante é a mais carente, principalmente após a saída de Jô. No entanto, o alvo ainda não está decidido e oportunidades de mercado em outras posições também serão avaliadas.

Neste momento, o elenco do Corinthians é composto pelos seguintes jogadores*:

Goleiros: Cássio, Ivan, Matheus Donelli, Carlos Miguel e Guilherme
Zagueiros: João Victor, Gil, Robson Bambu e Raul Gustavo
Laterais: Bruno Melo, Fábio Santos, Fagner, João Pedro, Lucas Piton e Rafael Ramos
Meias: Cantillo, Du Queiroz, Luan, Maycon, Giuliano, Paulinho, Renato Augusto, Roni, Ruan Oliveira, Willian e Xavier
Atacantes: Adson, Gustavo Silva, Gustavo Mantuan, Júnior Moraes e Róger Guedes

Desses, João Victor, Fagner, Paulinho, Maycon, Ruan e Júnior Moraes passam por problemas médicos. Luan, conforme revelado pela Gazeta Esportiva recentemente, não vem sendo relacionado e João Pedro está em final de contrato.
*Nomes que estão no site como parte do elenco profissional, sem contar eventuais jogadores da base que participam de treinos e jogos.

Conteúdo Patrocinado